Lupi: “Leonel Brizola nos legou exemplos e compromissos”

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, falou aos militantes do partido pela Rádio Legalidade por conta do 93º aniversário de Leonel Brizola ocorrido ontem (22/1). Na mensagem Lupi chamou a atenção para a importância do fortalecimento da legenda tendo em vista as eleições de 2016 e falou também sobre a necessidade  do PDT formar quadros pela Fundação Brizola – Pasqualini. Destacou ainda a importância da luta permanente por um Brasil soberano e também pela Educação em tempo integral. “Os avanços das conquistas sociais são as marcas perenes do Trabalhismo”, frisou na mensagem que transcrevemos na íntegra. (OM)

 

“Neste dia 22 de janeiro completou-se o 93º aniversário de Leonel Brizola, nosso líder e companheiro. Uma data importante para todos nós porque marca a história do surgimento deste que, no modo de ver, foi o mais importante líder trabalhista dos últimos 30 anos.

“Eu divido a história do Trabalhismo entre Getúlio e Brizola. Getúlio é uma espécie de nosso guia, nosso mestre, nosso precursor; trajetória que Jango deu continuidade. Já  Brizola,  no meu entender,  foi o grande ideólogo da questão nacional e da questão da Educação no Brasil.

“Fizemos hoje no Rio uma homenagem singela ao governador Brizola. Nos reunimos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em uma missa com a presença de vários companheiros para relembrar a história deste líder trabalhista, desta referência para todos nós que foi Leonel Brizola.

“Peço aos companheiros que neste momento que estão nos dando a sua atenção com sua audiência, que não apenas relembrem esta data como uma data de aniversário de nascimento do nosso líder. Mas que sigam os seus ensinamentos. Sigam os seus exemplos de vida, os seus compromissos com a Nação brasileira, os seus compromissos com o seu projeto de educação. Sigam os seus compromissos libertários por uma Nação livre, autônoma e independente; os seus compromissos com aqueles que mais precisam de nós – os brasileiros mais pobres, mais humildes – o povo trabalhador.

“Esta data para nós tem a importância da gente fazer uma grande reflexão sobre o que está acontecendo em nosso país, sobre os rumos que queremos para a nossa Nação, sobre a organização e a condução de nosso partido.

“Nós temos agora, como a grande tarefa neste ano de 2015 que é somar gente para o partido.  Eu tenho viajado o Brasil todo, este ano já estive na Bahia, em Brasília, São Paulo, Rio – estou indo agora para o Paraná. E é de fundamental importância que nós consigamos organizar uma estrutura partidária com nossos pré-candidatos a vereador, a prefeito, a vice-prefeito – tendo cursos através da Fundação Alberto Pasqualini – Leonel Brizola  sobre a história do Trabalhismo, o papel do Trabalhista, sobre o papel do vereador, sobre como devemos nos comportar no Executivo e principalmente os compromissos com aquelas causas que nos são as mais caras, mais importantes, as mais prioritárias do nosso partido, de nosso estatuto, de nosso programa.

“Que são exatamente a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores em todos os níveis e o projeto de Nação cuja prioridade absoluta tem que ser a educação de tempo integral.

“A todos os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores que serão candidatos nas eleições de 2016, ano que vem, nos temos desde agora pedir-lhes para que tenham este compromisso de, amanhã eleitos, quer seja prefeito, vice, ou vereador – lutar para que estas duas pernas que movimentam e fazem o Trabalhismo andar – projeto de Nação com prioridade absoluta para Educação em tempo integral, de qualidade, com a criança o dia todo na escola e a outra perna que é a luta permanente pelos avanços e pelos direitos dos trabalhadores. Dos avanços das conquistas sociais que são as marcas perenes, realmente, da Historia do Trabalhismo.

“Então minhas palavras nesta data natalícia do nosso líder Leonel Brizola é minha palavra de profissão de fé à causa que ele representou, de profissão de fé para o que ele na sua vida pública fez e de proclamação a todos os companheiros para que sigam este exemplo. Exemplo deste patriota, deste brasileiro que amou profundamente a pátria brasileira.

“Um abraço e saudações trabalhistas, socialistas, getulistas, janguistas e brizolistas de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT”.

OM – Ascom PDT/AG