Lupi espera Caged mais fraco, mas mantém previsão para ano

O Ministério do Trabalho deve anunciar um número mais fraco para a geração de empregos em julho na comparação anual, disse o ministro Carlos Lupi nesta terça-feira. Ele, no entanto, descartou que essa queda possa iniciar uma tendência e manteve a previsão de criação de postos de trabalho para o ano.

“Em julho, já começa a cair a contratação no setor agrícola e a safra nesse ano apresentou o mesmo problema… é um período de férias onde há também demissões de profissionais de educação”, disse Lupi após encontro com lideranças políticas na residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

“Então, pode ser um número não tão bom, mas isso não altera a nossa previsão para o ano, pois o nosso ritmo é muito forte. Tem muitas coisas saindo, investimento, Copa do Mundo, Olimpíada e Petrobras”, completou.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre a geração de empregos no mês de julho deve ser anunciado na semana que vem.

Em julho de 2010 foram gerados cerca de 180 mil novos postos de trabalho. Segundo Lupi, a previsão do governo é de geração de 3 milhões de vagas neste ano.

Lupi afastou a possibilidade de o mercado de trabalho brasileiro sofrer os impactos da atual crise econômica global, que tem atingido os mercados financeiros.

“O Brasil é outra fotografia, outra realidade com um consumo interno muito forte. Temos reservas cambiais e exportações crescentes e temos uma fotografia fora desse contexto”, avaliou.

“Este ano, vamos gerar 3 milhões de empregos e isso está mantido”, garantiu.

Reuters