Lupi e Manoel Dias prestigiam 1º Congresso Nacional do Mapi

A abertura com 1º Congresso Nacional do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT (Mapi) nesta sexta-feira (23/11) no auditório da sede nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, foi prestigiada não só pela presença de dezenas de militantes do Mapi procedentes de todo o país como também pela participação na mesa diretora dos trabalhos do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do Secretário-Geral do partido, Manoel Dias, além da presidente nacional do Mapi, Maria José Latgé.

A solenidade contou ainda com a presença e as falas do filho do presidente João Goulart, João Vicente Goulart, do Mapi-DF, do jornalista e escritor José Augusto Ribeiro; do fundador do PDT Trajano Ribeiro; do ex-líder do Governo Goulart no Congresso Nacional, Ney Ortiz Borges; do presidente do Mapi-BA, Alderico Alves Sena; da líder do Mapi-RS, Dejanira Chagas Bernardo; do presidente do Mapi-MA, ex-deputado Julião Amin; e do sindicalista José Aldomiro Souza, de Santa Catarina,

Ao saudar os convencionais presentes, Lupi destacou em sua fala que “vocês estão na melhor idade porque estão mais experientes, mais calejados, mais machucados pela vida. Portanto mais preparados e, por isto, o que fazem aqui é altamente louvável”.

Lupi acrescentou:

— Quero ressaltar o trabalho que cada companheiro desenvolve neste movimento, que chamo de organização da esperança porque nada mais pode gerar esperança para um país do que aqueles que, durante toda a vida, lutaram juntos. Vocês são o Brasil e se hoje o Brasil é esta nação pujante ele deve a cada um de vocês – aposentados, pensionistas e idosos – que são os lutadores anônimos e injustiçados da sociedade brasileira.

Recém-chegado de uma viagem à China, na companhia de outros dirigentes do PDT – único partido a participar oficialmente do recém-realizado Congresso Nacional do PC  chinês que elegeu o novo presidente daquela nação – Lupi fez uma comparação entre os idosos de lá, e os do Brasil: “Na China, os idosos e aposentados são considerados sábios, a principal referência no avanço da sociedade. Os idosos, lá, não são esquecidos – pelo contrário, são reverenciados, são ouvidos, são os grandes palestrantes, os principais parlamentares, as grandes referências”.

Manoel Dias também saudou aos presentes e a todos os convencionais, desejando a todos sucesso na empreitada.  Já Maria José Latgé, a presidente do Mapi, em seu discurso de abertura, falou da importância do MAPI estar realizando o seu primeiro congresso nacional, saudou aos convencionais presentes, falou da importância da luta em defesa dos aposentados contra os baixos salários percebidos, da luta contra o fator previdenciário e da importância do PDT estar na linha de frente da defesa dos aposentados e idosos brasileiros.

Depois da sessão de abertura, houve um almoço de confraternização da sede da Fundação e, à tarde, na reabertura dos trabalhos, foram apresentadas propostas sobre os temas saúde do idoso, previdência, políticas públicas para o setor, direito ao trabalho do idoso e questões partidárias.

Também houve a votação da nova Executiva Nacional do Mapi, em convenção, em chapa única, que ficou assim constituída: Presidente – Maria José Latgé Kwamme (RJ); Vice-Presidente – Alderico Alves Sena (BA); Secretária Geral – Olga Amélia Soares Telles (RJ); Secretária-Adjunta – Dejanira Chagas Bernardo (RS); Tesoureiro – Luís da Silva Oliveira (Niterói); Tesoureiro-Adjunto – Vicente Ripoll Machado (DF); Secretária Jurídica – Mara Hoffans; Secretária-Adjunta – Anádia Maria Fonseca (BA); Comunicação – Sergio Caldieri, Adjunto – Leite Filho (DF); e Vogal – Ivaldo Paixão.

Ainda à tarde, além da nova Executiva, foram eleitos os integrantes do Conselho de Ética; Conselho Fiscal, Conselho Cultural e Conselho Político do Mapi Nacional, além dos respectivos suplentes.

O 1º Congresso Nacional do Mapi prossegue neste sábado, dia 24/11, até às 14 horas, quando deverá se realizar a plenária final do encontro para discussão dos cinco temas e das propostas além da elaboração da carta final do encontro.

Assista ao discurso de Ney Ortiz Borges no Congresso do Mapi

Ascom/OM