Lupi e Manoel Dias discutem crise na Europa em reunião da IS

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o secretário-geral da legenda, Manoel Dias, estão em Cascais, Portugal, para a reunião do Conselho da Internacional Socialista que começou hoje e tem como tema principal discutir as severas medidas de austeridade econômica a que a toda a Europa está sendo submetida em conseqüência da crise financeira internacional – e encontrar saídas para a crise.

Lupi e Manoel Dias são convidados especiais do PS português e de seu secretário geral, Antonio José Seguro, que acredita – como Lupi – que a melhor saída para a crise deve ser pela via do crescimento  e do pleno emprego. Lupi será o orador principal da abertura do encontro.

“Nunca tanto como hoje o internacionalismo é necessário para combater os egoísmos nacionais de muitos estados”, afirmou Antônio José Seguro, ao informar que por sua postura, quando Ministro do Trabalho do Brasil e em defesa do pleno emprego, Lupi deverá ser um dos principais oradores da reunião à convite do PS português.

“Se houver mais solidariedade haverá melhor saída da crise, menos pobreza, menos miséria e mais coesão entre as sociedades”, acrescentou Antonio Seguro, ao receber em Lisboa o ex-primeiro ministro da Grécia, Georges Papandreou, um dos países mais afetados pelas medidas de austeridade.

Além dos representantes do PDT, do Brasil, deverão participar da reunião que começa hoje em Cascais e termina amanhã, cerca de 250 delegados procedentes dos 90 países que integram o Conselho da Internacional Socialista (IS).

A programação prevê para hoje, além da abertura oficial do evento, três painéis de discussão: ‘A Crise da Zona do Euro, que caminho seguir?”, “Economias Emergentes e o Desenvolvimento de uma Estratégia de Saída da Crise”, e “Instituições Multilaterais e Outros Atores Internacionais na Busca de Respostas Justas e Sustentáveis”.

Também serão montadas hoje as comissões especiais que definirão políticas comuns levando em conta o tema central do evento – “A Economia Mundial: Nossa Visão para Conseguir Crescimento, Trabalho e  Desenvolvimento Sustentável”.  Estão programadas a eleição dos novos integrantes dos comitês estatutários permanentes de Ética;  e de Administração & Finanças da IS.

Também serão instalados  comitês regionais da IS e mais os comitês temáticos e, ainda, dos grupos de trabalho que trabalharão em torno do tema central. Outros temas que serão tratados na reunião em Cascais são a eleição de três vice-presidentes da IS; a adoção das resoluções e declarações do Conselho da IS, e ainda a data da próxima reunião do Conselho – sede e temas principais  – e, por último, assuntos gerais. 

Amanhã será o encerramento do encontro, a partir das 10 horas, ao final da terceira e última sessão plenária do Conselho. Quem estiver interessado na reunião poderá acompanhar o encontro diretamente, pela internet, pela página do Partido Socialista Português no endereço www.ps.pt .

PRIMEIRO DIA

A delegação do PDT, liderada por Carlos Lupi, além de Manoel Dias, conta também com a participação do deputado federal Vieira da Cunha (RS), secretário de relações internacionais do PDT, e do subsecretário de relações internacionais, o vereador Marcio Bins Ely, de Porto Alegre. Na foto, Lupi, Vieira e Bins Ely posam com representantes de países africanos de língua portuguesa após reunião para desenvolver um trabalho de integração.

Ainda ontem, em agradecimento ao PS português, a delegação do PDT entregou uma placa de agradecimento e alusiva à refundação do PDT, na época ainda com o  nome de PTB, no decorrer do Encontro de Lisboa, em 1979.

Além de Lupi, que falou na cerimônia de abertura, o Deputado Vieira da Cunha proferiu discurso durante os trabalhos do segundo painel – “Economias Emergentes e em Desenvolvimento – uma Estratégia para Sair da Crise”.

OM – www.ps.pt