Lupi denuncia denúncia contra jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept


Max Monjardim
21/01/2020

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, atacou nesta terça-feira (21) decisão do Ministério Público Federal (MPF) em denunciar o jornalista americano Glenn Greenwald, editor do portal de notícias The Intercept Brasil, pelo caso que ficou conhecido como Vaza Jato – onde mensagens de celulares divulgadas por Glenn escancararam o papel político da força tarefa da Lava Jato. De acordo com Lupi, é urgente “denunciar a denúncia, uma vez que o jornalista ao menos foi investigado ou indiciado”.

“Isso é um claro atentando à liberdade de expressão e a utilização do Judiciário brasileiro para fins políticos, uma vez que o principal pivô desta história era o então Juiz Sérgio Moro – hoje Ministro da Justiça. O trabalho jornalístico de Glenn desmascarou o então juiz deixando muito claro seu conluio com Ministério Público e até com defesa de acusados, o que é vedado pelo código da magistratura e pode até ser caracterizado como crime”, avaliou Lupi.

A decisão proferida pelo MPF encaixou Glenn dentro de outra operação que apurava exatamente o vazamento destas mensagens que chegaram às mãos do The Intercept Brasil através de fonte protegida – dispositivo que assegura ao autor das matérias não revelar sua fonte.

“Os tempos estão ficando cada vez mais sombrios. Você denunciar uma pessoa que ao menos foi investigada ou indiciada é um abismo constitucional que caso não seja expurgado pode se transformar em uma postura ditatorial e de regimes autoritários que não respeitam o devido processo legal. Isso pode abrir brechas para a oficialização da perseguição governamental aos críticos de toda forma. Ainda vivemos em uma democracia e vamos lutar por ela”, afirmou Lupi, registrando total apoio ao trabalho do jornalista americano.

Em agosto do ano passado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes já havia decidido que o jornalista não poderia ser investigado pelo episódio, e a decisão citava exatamente a preservação de fonte como fundamental para o desempenho do jornalismo e a manutenção da liberdade de expressão.