Lupi convoca lideranças de Umuarama para eleger deputado federal pelo Paraná

Em passagem por Umuarama, ontem à noite, o presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, convocou seus correligionários para trabalhar com o propósito de eleger ao menos um representante do Paraná para a Câmara Federal nas eleições deste ano.
Para ele, não ter um deputado federal que represente o Paraná é uma questão inadmissível, pois acredita que o PDT tem algumas das principais prefeituras do Estado. Atualmente a sigla possui 18 parlamentares do País e a meta  é reforçar a bancada com 35 a 40 deputados para a próxima gestão.
“Nas duas últimas eleições tivemos fortes candidatos a governador e não conseguimos colocar um deputado federal pelo Paraná. Por isso, estou percorrendo o Estado para convocar nossas forças a nos prepararmos para defender o futuro do Paraná”, reforçou.
Lupi aproveitou para contar sua trajetória no partido e falar de sua proximidade com o lendário Leonel Brizola morto em 2004 e que entrou para a história como único político do país a ser eleito governador por dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Guanabara, atual cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Lupi não apontou um nome e nem as alianças que serão realizadas para a campanha de governador do Paraná, mas acenou com a possibilidade de fechar com o PT de Gleisi Hoffmann.
Ele explicou que Osmar Dias, atual diretor do Banco do Brasil, deverá ser candidato ao Senado. Enquanto isso, os nomes para uma possível chapa com os petistas poderia ser encabeçada por Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba, Paulo Mac Donald, ex-prefeito de Foz do Iguaçu e até o deputado estadual André Bueno, filho do atual prefeito de Cascavel Edgar Bueno. Estes mesmos nomes, além do presidente do diretório Estadual Aroldo Ferreira, são as atuais referências para o Legislativo Federal.
“É no Congresso que conseguiremos mais tempo de mídia, fundo partidário e recursos para os municípios, pois lá estão 85% dos recursos arrecadados pela federação. Com uma bancada coesa em Brasília podemos obter condições de lutar pelo nosso projeto de Nação”, concluiu.
Presidente do diretório municipal, o prefeito Moacir Silva acolheu os visitantes – havia pedetista de toda a região -, e disse que o encontro era importante para traçar as ações das próximas eleições. “A visita de Lupi nos dará condições de sabermos como vamos nos comportar nas próximas eleições”, sintetizou.
O deputado estadual Fernando Scanavaca lembrou que esta foi a primeira vez que um presidente nacional de partido esteve em Umuarama e conclamou união de forças para o fortalecimento do PDT. “Atualmente temos quatro deputados estaduais. Vamos trabalhar para elegermos seis estaduais e ao menos três federais”.
O presidente do PDT no Paraná, Aroldo Ferreira disse que o PDT é atacado de forma injusta por ser herdeiro do trabalhismo de Brizola e lutar pelos interesses dos menos favorecidos da sociedade. Ele lembrou que nesta quinta Lupi estará em Londrina, depois segue para Ponta Grossa e na sexta chega a Paranaguá.
Também estiveram no encontro os prefeitos de Cafezal do Sul, Ascânio de Paula, de Perobal, Jefferson Pradela, o presidente da Câmara de Terra Roxa, Milton da Silva, o Miltinho, o vice-prefeito de Umuarama, Sérgio Frederico, entre outras autoridades.

MCS – www.ilustrado.com.br