Lupi conversa com trabalhadores de Campinas em reunião no Diretório Estadual de São Paulo


04/06/2019

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, se reuniu nessa segunda-feira (4) com mais de 30 presidentes municipais dos Diretórios da Região de Campinas (SP). O encontro aconteceu no auditório do Sinpospetro, que recebeu cerca de 200 pessoas, entre dirigentes, vereadores, pré-candidatos a prefeito, filiados e muitos militantes buscando filiação, principalmente integrantes das redes sociais que apoiaram Ciro Gomes.

Além das lideranças pedetistas, a reunião foi prestigiada por presidentes de outros partidos do campo progressista.

Em sua fala, Lupi fez uma análise da conjuntura nacional e, dentro do posicionamento do PDT, de realizar uma oposição propositiva ao governo de Jair Bolsonaro, ele chamou a atenção para a importância de se explicar para a população, de forma didática, quais os pontos da política desse atual governo são extremamente prejudiciais para o País, como a extinção do Ministério do Trabalho e Emprego, logo nos primeiros dias de mandato.

“Nós somos o único país da América Latina que não tem uma representação, em nível de ministério, da única área que o trabalhar tem para ter uma representação, que é Ministério do Trabalho. Ele rasga a Constituição brasileira. Ele rasga um preceito básico de uma sociedade democrática”, afirmou Lupi.

O presidente do PDT explicou a gravidade de a gestão dos conselhos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que juntos somam cerca 800 bilhões, serem administrados Ministério da Economia, onde foram alocados.

De acordo com Lupi, no extinto Ministério do Trabalho, esses recursos eram devidamente administrados pelos conselhos tripartite – representação patronal, do Governo e dos empregados – com as decisões costuradas entre esses três setores, ao contrário da proposta do Ministério da Economia.

“É a raposa tomando conta do galinheiro. E para quê? Para pegar o dinheiro do trabalhador e, todo dia, aplica-los no pagamento de juros, serviço da dívida. Aí que está o câncer da sociedade”, alertou Lupi, que também mencionou vários dos aspectos da reforma da Previdência que prejudicam diretamente a população do País.

Lupi também explicou o funcionamento dos projetos do PDT para a Região e deu as boas-vindas aos novos filiados.