Lupi confirma: Brizola Neto (RJ) vai reassumir mandato em Brasília

Brizola Neto vai reassumir nos próximos dias a cadeira de deputado federal em Brasília, segundo anunciou nesta segunda-feira (14/3) no Rio o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante reunião do Diretório Regional do PDT-RJ. Lupi explicou que Brizola Neto trocará de lugar com o deputado federal Sérgio Zveiter que, por sua vez, assumirá a Secretaria de Trabalho do governador Sérgio Cabral.

Lupi, presidente nacional licenciado do PDT, confirmou também que o PDT vai se reunir no próximo dia 25 de março na sede do partido em Brasília, em Convenção Nacional, para eleger o novo Diretório Nacional, no horário das 9 da manhã às 15 horas e, no mesmo dia, eleger também – no horário das 15 às 17 horas – a nova Executiva.

Além da eleição, acrescentou Lupi, a Convenção do dia 25 vai discutir e aprovar resolução confirmando a decisão da Executiva de que o partido disputará as eleições municipais de 2012 preferencialmente com candidaturas próprias. A resolução também determinará que  em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes haverá necessidade de confirmação prévia da Executiva nacional para fechar coligações com outras legendas.

“O objetivo desta medida é reforçar a determinação da Executiva Nacional de disputar as eleições municipais de 2012 preferencialmente com candidatos próprios”, explicou.

Lupi  revelou também que o partido se reunirá em Convenção extraordinária  nos dias 25 e 26 de agosto próximo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para celebrar os 50 anos da Campanha da Legalidade liderada por Leonel Brizola em 1961 para garantir a posse do presidente João Goulart. Ele lembrou que o governador Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, e a Assembléia Legislativa gaúcha já montaram comissões especiais para organizar os festejos da Legalidade com a participação, entre outros, da deputada estadual Juliana Brizola (PDT) e do filho e do neto do presidente João Goulart, João Vicente e Christopher Goulart.

Acrescentou ainda que o programa nacional do PDT em rede de rádio e televisão, este ano, vai ser dedicado à Legalidade, mostrando ao país os 50 anos do movimento cívico liderado por Brizola que adiou o golpe militar de 1964, expondo os militares golpistas que tentaram impedir a posse de Jango em 1961, quando da renúncia do presidente Jânio Quadros.

Na reunião do PDT-RJ, os deputados estaduais Cidinha Campos e Wagner Montes, ambos titulares de programas de tevê ao vivo no Rio de Janeiro no horário da tarde – a primeira pela Rede Bandeirantes e o segundo pela Rede Record – anteciparam por escrito seus votos na Convenção Nacional do partido:  “Na chapa liderada por Carlos Lupi”.

Nenhum dos dois poderá estar em Brasília no próximo dia 25  devido as suas obrigações profissionais além do mandato parlamentar. Cidinha fez questão de assinalar que estava ali, na frente dos companheiros  para prestar sua solidariedade a Lupi que, como disse ao jornal “O Globo”, é um homem que não mudou com o cargo: “Ele continua o mesmo Lupi”. Por isto, acrescentou, estava mandando seu voto por escrito a Brasília, para apoiá-lo.

Lupi agradeceu o apoio dos dois, fez um relato dos bastidores da votação do novo salário mínimo, onde o partido votou dividido, destacando que não poderia ser de outra maneira já que o tema realmente dividia. Fez questão de assinalar que na nova lei que garante o aumento do mínimo pelos próximos anos, o partido votou fechado com a presidenta Dilma.  Ao final, destacou: “Não podemos ter medo de enfrentar desafios”.

Lupi falou também do ponto eletrônico nos locais de trabalho, tema de portaria do Ministério que visa regulamentar a questão “inspirada na necessidade de comprovante do voto eletrônico, o “papelzinho” que Brizola tanto queria”, disse.

Explicou que o ponto eletrônico já existe em diversas empresas, mas atualmente não há nenhum controle da parte do trabalhador, ficando o ponto sob controle exclusivo das empresas. A portaria do Ministério do Trabalho é exatamente para regulamentar essa questão, permitindo que o trabalhador passe a ter acesso as informações existentes no banco de dados do ponto eletrônico, principalmente o controle do banco de horas extras – essencial para saber o salário exato a que faz jus, por horas extras trabalhadas.

“O controle do ponto eletrônico é uma conquista dos trabalhadores e a gente sabe exatamente com que interesses, contrariados estamos lidando com a sua implantação”, argumentou o Ministro que atribuiu a esta iniciativa parte das especulações da mídia de que estaria de saída do Ministério. “Quanto a isto estou absolutamente tranqüilo, já despachei  três vezes com a presidenta Dilma e pelo menos duas horas em cada uma das vezes. Estou fazendo o meu trabalho”, disse.

Matéria publicada no jornal “O Globo”, com declarações de pedetistas do Rio sobre o afastamento do Lupi do Ministério, também foi tema de discussão na reunião. O ex-deputado Arildo Teles criticou os que deram declarações ao jornal, falando de divisões internas no PDT. Fernando Brito, ex-assessor de Brizola, falando em seguida, destacou que discutir nunca foi problema dentro do PDT e que mais do que nunca o partido precisa discutir as grandes questões nacionais.

Na mesma linha, Antônio César, militante e fundador do partido, destacou que o principal objetivo do PDT sempre foi  melhorar a vida do povo brasileiro e que, por isso mesmo, deveria trabalhar unido internamente para se fortalecer. Linha  também exaltada por Olga Amélia, que fez questão de dar um beijo no rosto de Fernando Brito por sua fala, além de elogiar a volta de Brizola Neto ao mandato federal por ser “um nacionalista que faz falta no Congresso”.

Brizola Neto, em seguida, agradeceu a Lupi pela ajuda para que reassuma o mandato de deputado federal e destacou que, no mandato, continuará a luta pelos interesses nacionais e a defesa das bandeiras históricas do PDT. Brizola Neto  manifestou sua confiança na condução do governo pela presidenta Dilma Roussef  “uma lutadora que tem o Trabalhismo no sangue e viveu a ditadura na própria pele” e se colocou à disposição, onde estiver.

por Osvaldo Maneschy – foto André Franco