Londrina: Pesquisa Ibope dá Barbosa Neto (PDT) em 1º lugar

Uma pesquisa  IBOPE  divulgada nesta sexta-feira (13/3) pela RPC/TV Coroados  apresentou o candidato do PDT à prefeitura de Londrina, deputado federal Barbosa Neto, à frente nas intenções de voto para a Prefeitura de Londrina – eleição que se realizará no próximo dia 29/3, um domingo. Barbosa Neto – terceiro colocado nas eleições de outubro – disputa o cargo com Luiz Carlos Hauly (PSDB), também deputado federal,  segundo colocado nas eleições de outubro vencidas por Antonio Belinati.

A eleição especial vai ocorrer por decisão da Justiça Eleitoral porque Belinatti foi cassado pelo TSE que confirmou decisão da justiça eleitoral do Paraná cancelando o registro da candidatura de Bellinati pelo fato de suas contas terem sido reprovadas. Por isso que Hauly (2º mais votado) e Barbosa Neto (3º mais votado) disputarão, de novo, o cargo.

A campanha, ainda tímida, acontece principalmente pelos bairros periféricos de Londrina – a terceira maior cidade do Sul do Brasil – onde estão ocorrendo pequenos comícios promovidos principalmente pelo candidato pedetista. O horário de rádio e tevê vai recomeçar também e Barbosa Neto está na frente nas intenções de voto pelo fato de ser o candidato preferido dos eleitores de Belinati, a quem apoiou no 2º turno.

O PP de Antonio Belinati ainda aguarda o recurso do STF revogando a cassação, mas na prática já poia Barbosa Neto conforme decisão do diretório estadual da legenda presidida pelo deputado federal Ricardo Barros.  O PTB, que ocupa interinamente a prefeitura através do vereador José Roque Neto,  também apóia  Barbosa Neto. Já o PPS, que no segundo turno em outubro de 2008 tucanou, retornou à formação original e apóia Hauly.

Pela pesquisa Ibope, Barbosa Neto (PDT) aparece em primeiro lugar na preferência dos eleitores  com 39% das intenções de voto . Já Luiz Carlos Hauly (PSDB) tem  32%.  Os entrevistados do Ibope que afirmaram votar em “brancos e nulos” somam 19% e outros 9% consideram-se  indefinidos.

A pesquisa foi encomendada  pela RPC e somando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato Barbosa Neto teria entre  35% a 43% dos votos,  contra de 28 a 36% dos votos para Hauly. O Ibope ouviu 700 pessoas entre os dias 8 e 10 de março. A pesquisa, encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação, está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 26/2009. Se considerados apenas os votos válidos, da forma como a Justiça Eleitoral procede para determinar a votação de cada candidato, Barbosa lidera a pesquisa com 54%, contra 46%, mantendo o empate técnico.