Lideranças sindicais se filiam em Santa Catarina

Mais de 70 lideranças sindicais catarinenses vinculadas a União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Força Sindical (FS) se filiaram ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) na última semana de março na presença do presidente nacional licenciado da legenda, ministro do Trabalho Carlos Lupi, do Trabalho; e do presidente estadual e secretário nacional do PDT, Manoel Dias.

As filiações foram feitas durante churrasco organizado pelo presidente da NCST de Santa Catarina, Altamiro Perdona, o Pardal, que na sua fala explicou que decidiu se filiar ao PDT porque viu na legenda “forte identidade” com o sindicalismo e com as lutas do povo trabalhador do país. Perdona destacou também a ótima atuação do ministro Lupi: “Nunca o sindicalismo e os trabalhadores estiveram tão bem representados no Ministério”.

Lupi, por sua vez, fez um relato de sua vida desde a infância pobre, passando pelas dificuldades de sobrevivência e o trabalho de jornaleiro. Falou de sua amizade a Leonel Brizola, que conheceu na sua banca de jornais e depois de se tornou uma espécie de segundo pai, antes de concluir reafirmando a sua confiança no futuro do Brasil. Lupi destacou ainda que a Educação continua sendo a grande bandeira do PDT, além da defesa da pátria e da soberania nacional.

O Presidente Estadual do PDT, Manoel Dias, parabenizou aos novos filiados e destacou a importância do movimento sindical na luta pelos direitos dos trabalhadores : “Com certeza o movimento sindical e o PDT estarão juntos na luta pelas garantias dos trabalhadores conquistadas nos tempos de Getúlio e Jango; vamos juntos construir um estado forte e capaz de suprir as necessidade do povo brasileiro”, destacou.

Participaram da solenidade, no retiro existente no Alto da Conceição, em Florianópolis, também, os deputados estaduais Sargento Amauri Soares (PDT/SC) e Dagomar Carneiro (PDT/SC), além do presidente do PDT de Florianópolis, Luis Viegas, e a secretária estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dalva Dias.

Após as manifestações das autoridade, foi servido um churrasco para comemorar a adesão dos novos filiados.  Ficou agendado para o dia 08 de maio em Lages, no planalto serrrano de Santa Catarina, a primeira reunião estadual do Movimento Sindical do PDT.

Entre outros, se filiaram ao PDT catarinense os sindicalistas: Jorge Oclenes - Criciuma - Presidente do Siencodepe Criciuma- UGT; Jorge Goudinho - Criciuma - Presidente do Sitratuh Criciúma; Gelson Gonçalves - Criciuma - Presidente do Sindicato dos Comerciarios de Criciuma; Luiz Vilson de Oliveira - Blumenau - Presidente do Sindicato dos Comerciarios de Blumenau; Derli Muzzo - Florianopolis - Vice-Presidente do Sinfren Florianópolis; Maurício Kimmel - Florianópolis - Diretor Sinfren - Diretor da Fenepospetro - Vice-Presidente da UGT/SC;Carlos Magno da Silva - São José - Presidente do Sinproesc; Moacir Pedro Rubini - Florianópolis - Diretor da Feteesc – UGT; Vivian Bertoldi - Blumenau - Presidente Sintrafite (Maior Sindicato de trabalhadores da Industria Textil da América Latina); Sonia Carnevalli - Lages - Presidente do SAAERS Lages - Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar de Lages e Região; Antenor Alves de Lima - Florianópolis - Diretor do Sinfren da Grande Florianópolis; Ana Aparecida Gomes - São José; Rudimar Paulinho de Barba - São José - Advogado Trabalhista; Maria Lucia de Liz - Florianópolis - Advogada Trabalhista; Maurício Ferreira Filho - Florianópolis - Diretor Sapfesc; Roque Carneiro Leão - São José - Diretor Sintual; Maria Ines Koch da Silva - São José - Diretor do Sindicato dos Trab. no Comércio Varejista e Atacadista de Derivados de Petróleo da Grande Florianópolis; e Luiz Carlos Barbosa - Florianópolis - Diretor do Sindepres.

Em um esforço de crescimento e de preparação da militância para as eleições do próximo ano, o PDT catarinense vem realizado diversas reuniões por todo o estado de Santa Catarina. Dentre os assuntos de pauta estão à formação de núcleos de base e a implantação da Universidade aberta Leonel Brizola para capacitar política e ideologicamente a militância pedetista.
,

Entre outros, se filiaram ao PDT catarinense os sindicalistas: Jorge Oclenes – Criciuma – Presidente do Siencodepe Criciuma- UGT; Jorge Goudinho – Criciuma – Presidente do Sitratuh Criciúma; Gelson Gonçalves – Criciuma – Presidente do Sindicato dos Comerciarios de Criciuma; Luiz Vilson de Oliveira – Blumenau – Presidente do Sindicato dos Comerciarios de Blumenau; Derli Muzzo – Florianopolis – Vice-Presidente do Sinfren Florianópolis; Maurício Kimmel – Florianópolis – Diretor Sinfren – Diretor da Fenepospetro – Vice-Presidente da UGT/SC;Carlos Magno da Silva – São José – Presidente do Sinproesc; Moacir Pedro Rubini – Florianópolis – Diretor da Feteesc – UGT; Vivian Bertoldi – Blumenau – Presidente Sintrafite (Maior Sindicato de trabalhadores da Industria Textil da América Latina); Sonia Carnevalli – Lages – Presidente do SAAERS Lages – Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar de Lages e Região; Antenor Alves de Lima – Florianópolis – Diretor do Sinfren da Grande Florianópolis; Ana Aparecida Gomes – São José; Rudimar Paulinho de Barba – São José – Advogado Trabalhista; Maria Lucia de Liz – Florianópolis – Advogada Trabalhista; Maurício Ferreira Filho – Florianópolis – Diretor Sapfesc; Roque Carneiro Leão – São José – Diretor Sintual; Maria Ines Koch da Silva – São José – Diretor do Sindicato dos Trab. no Comércio Varejista e Atacadista de Derivados de Petróleo da Grande Florianópolis; e Luiz Carlos Barbosa – Florianópolis – Diretor do Sindepres.

,