Lideranças de 27 municípios prestigiam seminário do PDT Sudoeste, no Paraná


27/06/2017

Um dia inteiro dedicado à formação política de vereadores, jovens e mulheres pedetistas. Foi o que aconteceu no último sábado (24), quando lideranças de 27 municípios participaram de um seminário realizado pelo PDT do Sudoeste no Paraná. O encontro foi realizado em Francisco Beltrão, em parceria com a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLP-AP).

Mais de 130 pessoas lotaram o auditório da Assesoar para debater a conjuntura política estadual e nacional, com a presença do deputado federal Assis do Couto, do ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o deputado estadual Nelson Luersen, e do ex-deputado estadual, Haroldo Ferreira, que também foi candidato a vice-governador do Paraná em 2014.

No período da manhã, Gustavo Fruet palestrou sobre os caminhos da administração pública, tendo como exemplo os quatro anos como prefeito da capital Paranaense. Também no período da manhã, as pedetistas, Maria Tereza Cunha e Roseli Isidoro – ex-secretária da Mulher de Curitiba na gestão de Fruet – falaram sobre políticas públicas para as mulheres e a perspectivas para aumento da participação das mulheres na política.

À tarde, foi a vez do vereador Marcos Vieira compartilhar sua experiência legislativa na Câmara de Curitiba com as lideranças do Sudoeste. Allan Pombo, que veio do Pará, também fez uma fala sobre os desafios da juventude socialista do PDT. E o historiador, Wendel Pinheiro, fez um resgate histórico do partido e explanou sobre as bandeiras pedetistas.

Enquanto as últimas palestras aconteciam, as lideranças também puderam fazer encontros individuais com os deputados, para resolver questões pontuais do partido e também da presença dos mandatos em cada município presente.

Para o deputado Nelson Luersen, o evento foi um sucesso. “Acredito que tivemos uma excelente participação de lideranças. Conseguimos fazer um debate bastante claro sobre o futuro do partido tanto no âmbito regional quanto no contexto estadual e também nacional”, disse.

O deputado federal Assis do Couto elogiou a organização o evento, agradeceu a parceria com a Fundação Leonel Brizola e o Instituto Alberto Pasqualini e convocou a militância pedetista para, a partir deste momento, levar o que foi aprendido no seminário aos municípios.

“É muito importante fazer este debate. Mas sabemos que, ainda, muita gente não consegue dedicar um sábado inteiro à formação política. Por isso, cada pessoa que esteve neste seminário tem o dever de levar estas informações à base, aos municípios, para que todos conheçam as bandeiras de luta e a história do PDT”, disse o deputado.