Liderada por José Bonifácio, vacinação contra Covid-19 começa em Cabo Frio (RJ)

Por Bruno Ribeiro/ PDT-RJ
21/01/2021

Enfermeira do Hospital São José Operário foi a primeira a ser imunizada nesta quarta-feira (20)

O prefeito de Cabo Frio (RJ), José Bonifácio (PDT), liderou, nesta quarta-feira (20), o começo da vacinação contra a Covid-19. A enfermeira Teresinha Correia da Silva, de 51 anos, servidora do centro cirúrgico do Hospital Municipal São José Operário, foi a primeira beneficiada com a CoronaVac.

Com o início da campanha, a estimativa da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio é de que, até a próxima sexta-feira (22), todas as 2.533 doses já tenham sido aplicadas nos profissionais da linha de frente da saúde e nos idosos residentes em instituições de longa permanência.

“A Teresinha recebeu a primeira dose da vacina contra o Coronavírus em Cabo Frio. Mulher, negra e enfermeira há 28 anos. Viva a vida! Viva o SUS!”, celebrou José Bonifácio.

A enfermeira relatou a emoção por representar os demais profissionais, que estão atuando intensamente durante toda a pandemia, bem como a confiança na vacina do Instituto Butantan.

” Nós, profissionais de saúde, estamos sofrendo muito nesta pandemia. Perdemos colegas, tivemos nossas vidas alteradas no trabalho e dentro de casa. Esperamos que isso acabe logo. Sem dúvidas, a vacina nos traz esperança. Ela é segura e todos devem tomar. Somente assim iremos nos livrar dessa doença”, afirmou Teresinha após receber a vacina.

A primeira remessa de imunizantes, integrantes da Fase 1, será aplicada em esquema volante. Equipes estão visitando unidades de saúde e instituições de longa permanência para proteger os grupos prioritários com urgência.

Entre as unidades públicas de saúde beneficiadas, estão os hospitais municipais São José, da Mulher, Central de Emergência e Otime Cardoso dos Santos, bem como as UPAs do Parque Burle e de Tamoios.

Os espaços particulares, que também realizam atendimento contra o coronavírus, estão incluídos no cronograma prioritário para receber doses. Entre eles, os hospitais Santa Izabel e Clinerp. Já as instituições de longa permanência de idosos atendidas serão o Lar da Cidinha e a Pousada Iza Jansson.

Ao todo, 25 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativos da Secretaria de Saúde, vão aplicar as doses no público prioritário definido pelo Ministério da Saúde, que considera os presentes, principalmente, em unidades de pacientes graves, como unidades intensivas e semi-intensivas, e em emergências.

Idosos beneficiados

Ao longo do dia, a Prefeitura ainda vacinou todos os residentes e a equipe da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Maria de Carvalho Gallo, o “Lar da Cidinha”. Ao todo, 18 idosos receberam a primeira dose da vacina, além de 41 funcionários que trabalham no local.

Mamédia de Figueiredo, de 92 anos, recebeu a primeira aplicação e fez questão de destacar a importância da CoronaVac.

“É muito bom estar imunizada. Não senti nada, somente a tranquilidade de estar cada vez mais longe do vírus e da doença”, comemorou.

A enfermeira Mamédia de Figueiredo, de 92 anos, fez questão de destacar a importância da CoronaVac

Para a secretária municipal da Melhor Idade, Delamar Sant’Anna, a vacinação dos idosos é essencial, pois resguarda uma fatia da população mais vulnerável.

“A Covid-19 é uma doença implacável para as pessoas mais idosas, então, ver os assistidos do Lar da Cidinha vacinados já nesta primeira etapa é motivo de alegria e tranquilidade”, concluiu Delamar.

*Com informações da prefeitura de Cabo Frio.