Lei do deputado Joe Valle beneficia mais de 38 mil pessoas do DF com Banco de Alimentos

Joe ValleMais de 38 mil pessoas no Distrito Federal já foram beneficiadas pelo Banco de Alimentos, um programa das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) instituído pela Lei 4.634/2011, de iniciativa do deputado distrital Joe Valle (PDT).  O projeto tem como objetivo combater o desperdício de alimentos, proporcionando a segurança alimentar de pessoas de baixa renda da capital do país.

O Banco de Alimentos é realizado pela parceria entre a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), a Emater com o Ceasa, que é responsável por receber e distribuir produtos advindos de diversos programas sociais, atendendo a 148 instituições beneficentes previamente cadastradas.

“O banco de alimentos é um bom exemplo de uma lei colocada em prática. Várias entidades carentes recebem semanalmente alimentos distribuídos pelo programa”, explica Joe Valle.

Mais de 800 produtores estão habilitados a comercializar para o Programa de Aquisição de Alimentos por Termo de Adesão (PAA). O programa fornece, em média, 70 toneladas por semana para entidades socioassistenciais.

Secretarias e órgãos dos governos local e federal, produtores agrícolas e parceiros da sociedade civil também participam como doadores de produtos arrecadados em eventos culturais e esportivos, além de produtos sem valor de mercado, mas em condições de consumo e com todas as propriedades nutricionais.

Além de receber mantimentos, as entidades passam por capacitações oferecidas pela Ceasa em parceria com a Emater-DF. Entre os cursos destacam-se o de aproveitamento integral e preparo de alimentos e o de elaboração de cardápio.