Lei de Juliana Brizola leva Educação Integral para mais de 20 mil alunos

Juliana Brizola visita Escola de Tempo Integral Neusa Goulart Brizola

Juliana visita Escola Neusa Goulart Brizola


Ascom Juliana Brizola
06/02/2017

A Educação de Tempo Integral, uma das principais bandeiras do PDT, tem se tornado realidade na vida de centenas de estudantes por todo o país. As iniciativas são fruto das ações de várias lideranças pedetistas, como a deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS), autora da Lei (14.461/14) – conhecida como Lei da Escola de Tempo Integral – que já permitiu que o modelo educacional defendido e implantando por seu avô, o líder trabalhista Leonel Brizola, contemple mais de 20 mil alunos no Rio Grande do Sul.

Nas escolas que já adotaram o modelo de ensino proposto por Juliana, as crianças e adolescentes desfrutam de melhores condições em seu aprendizado. Essas instituições oferecem uma metodologia transformadora, que soma jornadas de sete horas e quatro refeições diárias, com um currículo interdisciplinar presente no dia a dia dos alunos.

Para Juliana, a criação da referida Lei se deve à sua constante preocupação com o descaso histórico que as classes dirigentes brasileiras têm com a educação pública. Segundo ela, ao longo de décadas, planejar a educação popular nunca foi prioridade para os governos. “Inspirada em meu avô, assumi o mandato com a responsabilidade histórica de lutar pela implementação da Escola de Tempo Integral em nosso Estado”, afirmou.

Conforme explica a pedetista, as escolas que já aderiram a esse modelo foram totalmente adaptadas, com reorganização de cronogramas e espaço físico. Além disso, foram feitas obras de melhorias que permitem abrigar mais estudantes e tornar o ambiente mais atrativo e acolhedor para o aluno.

Nessas instituições, disciplinas do núcleo comum (português, matemática, história, geografia, etc.) e do núcleo diversificado (dança, teatro, esportes) acontecem em ambos os turnos, evitando que a tarde sirva somente para atividades recreativas. No que diz respeito aos professores, muitos receberam qualificação, com o objetivo de aprimorar a integração com a comunidade escolar.

Em 2016, o estado ampliou a quantidade de instituições de ensino em tempo integral, passando de 46 para 104. Com isso, o número de estudantes beneficiados saltou de 9,9 mil para 20,5 mil.

“Até o final de 2024, a nossa meta é implantar a educação integral em 1.182 escolas do Rio Grande do Sul, fazendo com que este modelo seja adotado em sua totalidade” destacou Juliana Brizola. Segundo ela, o objetivo do projeto é fazer com que a criança permaneça na escola e tenha assistência integral, desfrutando desde a capacitação escolar até suas necessidades básicas.

“Só se combate a pobreza e a exclusão com escola e educação pública de qualidade. Essa é a nossa causa, e continuar essa pregação, que representa a síntese de nossas bandeiras, é fazer com que permaneça vivo o legado que nos foi deixado”, concluiu a parlamentar.