Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Municipal para instituições financeiras

Ascom senadora Kátia Abreu
08/05/2019

Kátia Abreu reuniu, nessa segunda-feira (6), em Palmas, entidades representativas e instituições para detalhar o Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios.  Esses organismos, além de sugerir programas que são análogos ao plano, irão auxiliar na execução das ações previstas.

Estiveram na reunião a Universidade Federal do Tocantins (UFT),
Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Unitins,  Sebrae/TO, Embrapa,
Federação da Agricultura do Tocantins (Faet), Senar, Fieto, Senai, Sesc e Senac, Organização das Coooperativas do Brasil (OCB/TO), Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet) , Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BASA e cooperativas de crédito.

O Plano de Desenvolvimento abrange quatro divisões regionais do Tocantins, eleitas pela senadora como prioritárias, com base nos indicadores como IDH e IDEB, considerados baixos, mas com potencial para desenvolvimento. São elas: região de Pedro Afonso (12 municípios), Bico do Papagaio (26 municípios), Jalapão (sete municípios) e o Sudeste (21 municípios).

Os representantes das instituições se comprometeram a fazer parte do plano. O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, elogiou a iniciativa. “Essa articulação é necessária. O foco, a articulação política e a objetividade da senadora Kátia são necessários para que o projeto aconteça”, avaliou.

A senadora fez a apresentação dos dados macro e micro econômicos do Tocantins, mostrando a necessidade de criar fortalecimento dos municípios das regiões escolhidas para promover o desenvolvimento econômico e social de cada localidade.

No levantamento feito por Kátia Abreu, as regiões do Bico do Papagaio, Pedro Afonso e Sudeste, o potencial para o desenvolvimento é alimentar as cadeias produtivas na agropecuária. Na região do Jalapão é o turismo e artesanato.

“Precisamos fortalecer a economia pra ter desenvolvimento nessas regiões e melhorar a vida da população de cada cidade abrangida pelo plano”, anunciou Kátia.

Kátia propõe a criação dos consórcios municipais para agilizar o atendimento das necessidades prioritárias das prefeituras como asfalto e outras obras. Para promover crescimento econômico, a senadora quer mobilizar a criação de cooperativas.

Na reunião desta segunda-feira (6), que durou mais de quatro horas, a UFT apresentou estudos que vão compor o plano. As ações são baseadas em cinco eixos: Governança, Economia, Social, Infraestrutura e Inovação e Tecnologia.

A primeira reunião entre prefeitos, vereadores, líderes e empresários para anunciar o plano aconteceu, na última sexta-feira (3), em Pedro Afonso com 11 municípios vizinhos.

“As cidades que vão sediar as reuniões do plano de desenvolvimento regional são as que têm o potencial de articulação e integração com os demais municípios”, explicou Kátia Abreu.

O Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios será levado pela senadora Kátia a cada uma das regiões.