Juventude Socialista do Ceará amplia mobilização pró-Ciro durante Congresso Estadual

Foto: Araújo Neto

21/05/2018

No último final de semana, a Juventude Socialista reuniu-se em Caucaia, região metropolitana do Ceará, para o VI Congresso Estadual. O encontro, que reuniu mais de cem jovens socialistas, inúmeras lideranças estudantis e partidárias, de diversas regiões do estado, foi pautado pela importância do atual momento e das eleições de 2018.

O Congresso debateu os mais variados temas, como educação, movimento estudantil, conjuntura nacional, políticas de acessibilidade, cultura, além de realizar um ato de abertura de muito peso político. O presidente do PDT cearense e líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo, e o presidente nacional da JS, William Rodrigues prestigiaram o evento.

Em sua fala, André Figueiredo destacou a crise que o país passa e a importância da militância cotidiana para eleição do companheiro Ciro Gomes.

“ O país vive em um atoleiro, oprimindo quem mais precisa, vendendo o patrimônio do povo e construindo cada vez mais desigualdade social. Só a nossa militância diária, convencendo, dialogando, levará Ciro Gomes a vitória, e o Brasil de volta aos trilhos”, destacou.

André Figueiredo, presidente estadual do PDT e líder do partido na Câmara dos Deputados prestigiou o evento.

Já William Rodrigues fez um resgate histórico, comparando o perfil do presidenciável pedetista aos ideais dos trabalhistas que marcaram a trajetória do partido e do País .

“Ciro não é só o melhor candidato para o Brasil, é a figura que retoma o fio da história, que se conecta a Brizola, Jango e Getúlio. Que nos enche de esperança e disposição para a luta. Nós, militantes, precisamos cada dia mais empenhar energia na construção dessa projeto popular de nação justa e desenvolvida”, disse o presidente nacional da JS.

Bruno Bob foi reconduzido à presidência estadual da JS, renovando e interiorizando a direção estadual, que é paritária. Para a Direção Nacional do movimento, Congresso também foi marcado pelo empoderamento das jovens mulheres, como Aline Nascimento, que destacou a presença feminina.

“Nesses dias, pudemos ver mulheres empoderadas, dirigindo entidades estudantis, mas também ocupando a centralidade da visibilidade. Isso é fruto de muito trabalho de base. O vice-presidente nacional, Rafael Oliveira destacou a qualidade dos debates. Chegar em um congresso estadual e ver a profundida das intervenções e propostas que vi aqui é motivador. Jovens, majoritariamente secundaristas, construindo grandes debates”.

Também estiveram presentes os pré candidatos Josbertini Clementino (ex dirigente nacional da JS) e Lia Ferreira Gomes, o histórico pedetista cearense, Papito, a Coordenadora Regional Nordeste da JS, Aline Nascimento, o vice-presidente nacional da JS, Rafael Oliveira, e o cearense e secretário nacional de movimento estudantil da JS, João Victor Escórcio.