Juventude Socialista conquista presidência da União dos Estudantes de Duque de Caxias (RJ)


PDT-RJ/Por Fabio Pequeno e Leonardo Rocha
09/05/2018

Em uma plenária onde os discursos fortes prevaleceram na defesa da participação radical da juventude, na tomada da política para transformar e garantir a mudança da sociedade, a estudante e integrante da Juventude Socialista DDT Giovanna Rodrigues foi eleita presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Duque de Caxias (RJ). O evento aconteceu no último sábado (5) durante o Congresso da entitadade, na Baixada Fluminense.

Ao longo do dia, a jovem participou, ao lado de outros estudantes das escolas daquele município, de atividades sobre o empoderamento da juventude, reformas na educação, direitos humanos, entre outros temas.

Giovanna, que estuda no Colégio Estadual Círculo Operário, ingressou na Juventude Socialista, em meados de 2016, e acumula experiência como militante estudantil, agora vai ter a difícil missão de liderar jovens de uma das cidades mais importantes do Rio de Janeiro (terceiro colégio eleitoral do estado), mas que ainda enfrenta uma triste realidade para a juventude.

Para a presidenta eleita, um evento como este tende a fortalecer o movimento estudantil contra as perseguições que a juventude de escola pública e desassistida sofre, pela omissão do município.

“Nosso primeiro congresso coloca em pauta as dificuldades dos estudantes no seu dia a dia, como direções autoritárias e desrespeito ao passe livre; por isto, nossa agenda será de – todos os dias – construir grêmios e atos em defesa dos estudantes”, explica Giovanna.

O evento contou com a participação do vice-presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), no Rio de Janeiro, Everton Gomes, que fez uma apresentação sobre o “Protagonismo na juventude na mudança do Brasil”, de Natália Moraes e Natália Barbosa – presidente da JS Carioca e professora da rede municipal, respectivamente – que falaram sobre “Diversidade e Mulheres”; e Vitor Del Rei, que apresentou “O papel do jovem negro na sociedade”.