JS lança campanha em defesa da meia-entrada

JS-PDT LANÇA CAMPANHA EM DEFESA DO

DIREITO À MEIA-ENTRADA DOS ESTUDANTES

 

Juventude Socialista do PDT, através de sua Secretaria de Comunicação, lançou na segunda-feira (01/12), durante a reunião da Direção Nacional do PDT no Hotel Nacional, a campanha: “Meia entrada pra valer! Cotas. Tô fora!” A campanha surge em resposta a decisão da Comissão de Educação do Senado Federal em limitar a 40% a utilização do direito a meia-entrada nos eventos culturais o que, na prática, é impossível de conferir e fiscalizar.

 

Já estão sendo produzidos cartazes, panfletos, adesivos e camisetas que servirão de ferramenta de mobilização e discussão por todo o Brasil em torno do tema. O Projeto de Lei do Senado 188/97 ainda será submetido a turno suplementar da Comissão de Educação do Senado e depois seguirá para a Câmara dos Deputados. A orientação é que as Direções Estaduais e Municipais em conjunto com os Núcleos de Base por todo o Brasil discutam o assunto e mobilizem-se. No primeiro dia do ano letivo de 2009, em sintonia com a UNE, UBES, DCEs, CAs, grêmios e demais entidades estudantis realizemos manifestações por todo o país.

 

Para Luizinho Martins, presidente da JS-PDT “Os produtores culturais dispõe de leis de incentivo como a Lei Rouanet e verbas orçamentárias tais como o Fundo Nacional de Cultura, além do patrocínio das estatais, o que considero justo e deve ser sempre ampliado. Já que cultura, assim como educação, é investimento e não gasto. O que não é justo é subtrair o único incentivo que os estudantes brasileiros tem para ter acesso a bens culturais. O direito à meia-entrada é fruto de uma intensa e persistente luta dos estudantes”. Os Estados que quiserem reproduzir a campanha podem receber os arquivos com as peças por email, basta ligar para 21 76755561. 
 

Juventudes Partidárias – Por iniciativa do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Danilo Moreira, reuniu-se em Brasília na segunda-feira (24), representantes de sete Juventudes partidárias para debater e avaliar o Pacto da Juventude, iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude. Na oportunidade o presidente nacional da Juventude Socialista do PDT, Luizinho Martins, foi escolhido coordenador nacional do Fórum. Participaram da reunião a Juventude do DEM, a JPS do PPS, a UJS do PC do B, a JPT, a JPMDB, a JS/PDT e a JSB do PSB, Juventudes de outros partidos também foram convidadas e deverão compor o referido Fórum que já existia, mas que estava inativo. Ficou definido que o Fórum fará reuniões mensais para avaliar e debater as ações conjuntas de interesse da sociedade juvenil. Como primeira tarefa trabalhar junto aos senadores e senadoras dos respectivos Partidos para barrar as cotas no substitutivo da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) ao PLS 188/07, que trata da meia-entrada aos estudantes em eventos culturais.