JS e Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini lançam projeto “BR12”


Fabio Pequeno
21/02/2019

Quem disse que política e Hip-Hop não combinam? Nessa quarta-feira (20), a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP/RJ) em parceria com a Juventude Socialista realizaram o lançamento do projeto “BR12” e provaram que é possível, sim.

O projeto está promovendo um circuito cultural de Hip-Hop no formato batalha de rima de conhecimento (baseadas em temas políticos e sociais). Nominado “Batalha da Tiradentes”. Com circuito de pontos corridos, a batalha acontecerá todas as quartas-feiras, sempre às 19h, na sede da FLB-AP/RJ e terá duração de três meses. Ao final, aquele que somar mais pontos na competição, será o campeão e ganhará uma viagem para Cuba.

Para Douglas Veríssimo, um dos organizadores do projeto e militante da JS, a noite foi cheia de surpresas e desafios.

“Aqui o pensamento é rápido.Tem de ser bom com as palavras, caso contrário, não vai conquistar pontos e consequentemente não vai ter aplauso”.

De acordo com Everton Gomes, vice-presidente da FLB-AP/RJ, a data é especial e deve ser comemorada por conta do pioneirismo.

“Nós do PDT e da FLB-AP/RJ, temos o orgulho de organizar este projeto. Somos o primeiro partido no Brasil que realmente vem com uma proposta de mudar a linguagem política, invertendo a dinâmica, onde só quem fala é o político. Aqui é diferente, quem tem voz e o microfone na mão é o povo”.

Ainda de acordo com Everton, o trabalho que o movimento está fazendo, mostra uma nova forma de fazer política para jovens.

“O BR12 é uma nova forma de falar de política, fazer política. É na roda de rima que o jovem reivindica seu espaço na sociedade e cobra seus direitos. A missão do BR12 é distribuir cultura, assim como fez Leonel Brizola com os Centro Integrado de Educação (CIEPS). A linguagem pode ser um pouco diferente, mas a nossa forma de agir é mesma. Lutamos para que toda criança e jovem tenha educação de qualidade. E o MC para ser bom, precisa ler e estudar muito. Queremos jovens viciados, mas somente em livros”, concluiu.

Na próxima quarta-feira (27)
começa oficialmente as batalhas. O tema será “A Reforma Trabalhista e seu
Reflexo no Cotidiano”.