José Bonifácio lidera disputa pela Prefeitura de Cabo Frio e leva 10 mil apoiadores à orla

Ascom PDT do Rio Grande
13/11/2020

Nesta sexta-feira (13), feriado em alusão ao aniversário de fundação de  Cabo Frio – a 7ª cidade mais antiga do Brasil – o candidato do PDT a prefeito, José Bonifácio Novelino, levou 10 mil apoiadores à orla, na praia do Forte, em uma grande manifestação de apoio à sua candidatura.

O ex-prefeito mostrou que vários segmentos sociais o acompanham, dividindo o público por diversas alas: juventude, mulheres, evangélicos, católicos, cultura, além dos grupos de apoio dos vereadores e partidos. Bonifácio fez questão de visitar cada ala antes e, durante o ato, realizando o percurso a pé e com um bugre. Não saiu de perto de seus apoiadores. Tais fatos demonstraram que Bonifácio é, sem sombra de dúvidas, um fenômeno político na cidade.

Também esta semana, na terça, pesquisa divulgada em Cabo Frio mostrou que Bonifácio continua na liderança e aumentou a distância para o segundo colocado. Em mais uma pesquisa de intenções de voto registrada pelo Instituto Orbis e divulgada nesta reta final das eleições, divulgada na última terça-feira (10), Bonifácio teve 32,9% das intenções de voto na espontânea contra 18,9% do segundo colocado, Dr. Serginho (Republicanos).

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de novembro, com 1.026 entrevistados em diversos bairros da cidade. O grau de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 3,1%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00555/2020.

Este foi o segundo levantamento feito pelo Instituto Orbis em Cabo Frio nesta campanha eleitoral. Em relação à pesquisa anterior, realizada de 10 a 14 de setembro, José Bonifácio subiu 17 pontos percentuais, dobrando a margem de diferença para o segundo colocado e se consolidando na liderança isolada.

A consolidação do voto em Bonifácio é observada pelo grau de certeza dos entrevistados, que é de 89%. Chama atenção também no levantamento a grande vantagem de Bonifácio no voto feminino. O candidato tem 15% a mais de intenções de votos de mulheres do que o segundo colocado.

“A nossa onda do amor está crescendo a cada dia. Sinto o carinho dos eleitores nas ruas e estamos preparados para recuperar a cidade. Vamos seguir percorrendo a cidade e fazendo propostas. Temos uma missão muito importante neste domingo. Por isso, aqui na nossa campanha não tem vez para o ódio e para as fake news. Vamos em frente. Cabo Frio vai nos dar orgulho novamente”, disse Bonifácio ao tomar conhecimento dos números da nova pesquisa.

O resultado da pesquisa espontânea é o seguinte: José Bonifácio (PDT) – 32,9%; Dr. Serginho (Republicanos) – 18,9%; Marquinho (MDB) – 7,6%; Capitão Diogo (PSDB) – 3,5%; Rodrigo Gurgel (PSL) – 2,2%; e Dr. Adriano (DEM) – 1,5%.