Jorge Roberto Silveira diz que é pré-candidato à reeleição em Niterói

O prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira (PDT) declarou na quarta-feira que apesar dos rumores de sua possível desistência à reeleição, ainda é pré-candidato. No entanto, admitiu que pediu ao secretário municipal de Governo, Comte Bittencourt (PPS), e ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto (PDT) para que se desincompatibilizassem dos seus respectivos cargos, de modo a não ficarem inelegíveis para as eleições deste ano.

O prefeito justificou o pedido a Comte Bittencourt e a Felipe Peixoto, de que ficassem à disposição, porque, segundo ele, precisa traçar uma estratégia para as eleições e para isso, quer ter “todas as possibilidades de composição a mão.” Ele também disse que há muita especulação em relação à sua candidatura, por conta da “movimentação” gerada com a proximidade do prazo para secretários municipais e estaduais que são candidatos entregarem seus cargos.

“Fiz esse pedido aos dois para composição de chapa estratégica de campanha, porque eleição não é uma coisa que se esgote nela mesma, não é ter uma eleição e acabou. Eleição é uma etapa de um projeto muito mais longo, muito mais complexo. Eu sempre uso uma frase dos mineiros, na política, que é: depois de um morro, tem outro morro, aqui não, para gente depois do morro é a praia. Então você nunca pode ver uma eleição como uma coisa isolada, você tem que ver ela dentro de um processo, que é muito maior e muito mais complexo. Então, para traçar uma estratégia, você tem que ter em mente não só aquela eleição imediata, mas o futuro. O Felipe e o Comte são dois deputados ligados a mim, então eu preciso ter opções de composições”, explicou o prefeito, sem dar detalhes de como seriam feitas essas composições.

Prefeito elogia atuação de Comte- Jorge também confirmou que a saída de Comte, que antes era atribuída a pressões do PPS, ocorreu devido a essa estratégia que ele está adotando. O prefeito ressaltou que ainda não escolheu quem vai ocupar o cargo de secretário de governo. Comte voltará à Alerj na próxima semana e, segundo Jorge, caberá a ele indicar seu sucessor no cargo, que não precisa ser obrigatoriamente do PPS.

“A pasta não é do PPS, não há nada de partidário, a secretaria é uma pasta do prefeito, mas não tem essa coisa de partido A, B, C ou D nessa ou naquela pasta. No caso da secretaria de governo, foi uma escolha pessoal minha, convidei o Comte, fiquei muito honrado por ele ter aceitado ser secretário. Ele deixou o mandato de deputado estadual, onde tem uma atuação importante como presidente da Comissão de Educação e suspendeu as atividades dele temporariamente na Assembleia para vir prestar um serviço de valor inestimável aqui (em Niterói). Mas de qualquer forma, o Comte saindo vai continuar dando a contribuição dele na parte administrativa, sem dúvida nenhuma”, finalizou Jorge Roberto.

O Fluminense