Jorge Bastos Moreno: ‘Áudio de Temer é tiro mortal no impeachment’


OM - Ascom PDT / midia

O jornalista Jorge Bastos Moreno, colunista político de ‘O Globo’, avalia que o vazamento do áudio do vice-presidente Michel Temer, em que ele fala como se já fosse presidente da República e pede “sacrifícios” à população, representa um “tiro mortal” no projeto de impeachment. Em tweets, Moreno afirmou: “Surgiu o fato novo. E ele favorece a Dilma: o áudio de Temer, divulgado acidentalmente, é um tiro mortal no impeachment”.

Em outro tweet, ele argumenta: “Vejam como é a política: eu mesmo escrevi que “fato novo” seria contra a Dilma. E vem esse acidente do Temer como tábua de salvação dela”. E acrescenta, a respeito do desdobramento do momento político: “Pra virar o jogo agora, só se o Supremo receber um pedido pra investigar Dilma e autorizar essa investigação”.

Moreno conclui, também através do seu tweet que, obviamente, não serão publicados pelo jornal em que trabalha: “Não sou de repetir o óbvio, mas não há outra definição, a não ser essa que tá correndo nas redes: Temer deu uma de FH e sentou-se na cadeira”.

E conclui: “A oposição, disseram-me agora alguns de seus líderes, está perplexa com o vazamento da fala do Temer, logo ele, um homem reservadíssimo”.

Preocupado com o vazamento, Temer convocou uma coletiva de imprensa. Perguntado se o vazamento poderia alterar o resultado da votação do impeachment na Câmara, marcada pelo seu aliado Eduardo Cunha para o próximo domingo (17), Temer disse que não. E

Na entrevista, ele disse que não comentaria as críticas de que é “golpista” e estaria sentando-se na cadeira antes do tempo.  “Certas afirmações não merecem, digamos assim, a honra da minha resposta”, disse o vice-presidente.

Já a reação do Palácio do Planalto sobre a fala de Temer, foi forte. O ministro Jaques Wagner falou que a presidente Dilma ficou perplexa com o áudio e profundamente triste. O ministro chamou Michel Temer de “conspirador” e defendeu a renúncia do vice-presidente, se a Câmara rejeitar o impeachment.

“Na minha opinião depois de assumir a conspiração, o mínimo de coerência com o que ele fez, e uma vez derrotada a conspiração ele renunciar. Porque vai ficar um clima absolutamente insustentável, insuportável. Não tem como, né? O mínimo que ele teria que fazer é ter pelo menos não sei se a grandeza, ou a inteligência, do ex-vice Itamar que esperou, como ele deveria ter esperado, que a consequência do impeachment, viesse a colocá-lo na cadeira para o qual o povo não o colocou. Mas ele se precipitou”.

 

Folha de São Paulo divulgou a íntegra da gravação de Temer, ouça: