Jemima Camargo, candidata a vereadora pelo PDT, se destaca com ações sociais em Cuiabá (MT)

Por Ester Marques
12/10/2020

“Decidi que posso fazer mais pelas mães e mulheres da favela que sofrem com o descaso do poder público”. Essa afirmação é de Jemima Camargo, candidata a vereadora pelo PDT de Cuiabá (MT) e presidente do Movimento Comunitário Trabalhista da Capital (MCT-MT). A atuação da pedetista na área social voltado para as comunidades carentes da capital matogrossense rendeu a ela um certificado de moção de aplausos, na Câmara Municipal, recebida em dezembro de 2019.

O projeto “Mãos que ajudam” e o trabalho voluntário dentro dos presídios, renderam a homenagem à Jemima, que consiste em ajudar inúmeras famílias de Cuiabá levando assistência com doações de cestas básicas, além de elevar a autoestima das mulheres com diversos tratamentos estéticos, como serviço de manicure e cabeleireiro.

Formada em Recursos Humanos, Jemima conseguiu ingressar no ensino superior pela política de cotas. Ela é militante nas causas sociais desde os 16 anos e contém uma extensa caminhada em prol das minorias e na defesa dos direitos das mulheres, além de lutar por melhorias na qualidade de vida dos moradores das periferias de Cuiabá.

“Venho da política de cotas, a qual me possibilitou chegar a uma universidade estadual. Depois, passei no concurso, me tornei agente penitenciário, e hoje sou policial penal e mesmo exercendo essa função, sempre trabalhei na comunidade com auxílios assistenciais para as comunidades carentes”, explica a candidata.

Neste período de pandemia, a pedetista afirma que o trabalho nas comunidades se intensificou. Tanto que foi necessário promover uma conscientização às famílias carentes com informações sobre o Covid-19, instruindo-as sobre como deveriam se proteger contra o vírus.

“Coordenei, durante um tempo, alguns trabalhos com o Frente Favela Brasil, levando assistência para várias famílias que se encontravam em mais vulnerabilidade social com entregas de máscaras, álcool em gel e doações de alguns brinquedos”, declara Jemima.

Como candidata a vereadora de Cuiabá, a pedetista afirma que, em seus projetos, a luta para levar mais educação, conhecimento e empoderamento social e econômico às mulheres das comunidades mais carentes irá continuar. Além disso, ela garante que também lutará por mais incentivos do governo, para garantir a casa própria para  famílias carentes.

“Quero levar a possibilidade de informação profissionalizante para as mães da periferia, para que elas tenham condições de se profissionalizar, mas também ter condições de ter a subsistência de suas casas. Iremos lutar, também, para garantir moradia às mães da periferia. Que elas tenham acesso a casa própria, porque o déficit habitacional em Cuiabá é muito grande”, afirma Jemima Camargo.

Para o presidente nacional do MCT, Jordaci Matos, Jemima é um exemplo do movimento que representa luta e coragem em Cuiabá.

“Jemima conseguiu incorporar sobre o que é o Movimento Comunitário e o principal, ela incorporou a solidariedade humana, principalmente agora, em pandemia, ela sabe a importância e a necessidade de garantir às famílias carentes os direitos básicos e necessários para sobrevivência”, destaca o pedetista.

Jordaci ressalta ainda que, com Jemima na Câmara Municipal, a população terá voz e estará bem representado.

“O povo de Cuiabá estará bem representado. Jemima Camargo é uma mulher, negra, de luta e coragem e com certeza ela defenderá a luta pelos direitos humanos, a luta das mulheres e defenderá uma reforma urbana e agrária justa e igualitária”, reforça o presidente.