Jango, presente! Ciro Gomes, agora!

Foto: Instituto João Goulart

Marcelo Barros
06/12/2019

Nesse dia 6 de novembro, rendemos nossas homenagens ao único presidente brasileiro que morreu fora da sua pátria: João Goulart, ou simplesmente, Jango. Um democrata por completo. Um homem que teve a coragem de ser o único ministro do Trabalho a dar um aumento de 100% para o Salário Mínimo.

Foi preparado por Getúlio Vargas para ser o seu herdeiro político e, em todas as suas funções públicas, e, em especial, como presidente da República, sempre buscou o diálogo, mas sem abrir mão da sua honradez e dos seus princípios.

Assumiu a presidência em um dos momentos mais difíceis da vida nacional. Tentaram de todas as maneiras impedi-lo de governar com todos os poderes inerentes à presidência da República. E quando governou, buscou emancipar o povo brasileiro tendo a coragem de fazer as chamadas “Reformas de Base”, e isso as elites não engoliram.

Jango foi derrubado pelo Golpe Civil-Militar de 31 de março de 1964 e preferiu ir para o exílio do que ver os seus irmãos compatriotas se matarem uns aos outros numa guerra civil. Acima de tudo Jango era alguém que amava o povo brasileiro e ao Brasil e que não tinha apego nenhum ao poder.

Mas o que Jango tem a ver com Ciro Gomes? TUDO A VER. As mesmas elites que derrubaram Jango, hoje, buscam atacar Ciro; não por suas idéias e compromisso pelo Brasil, mas tentam achincalhá-lo devido ao seu temperamento e suas atitudes. Hoje, os maiores inimigos do povo brasileiro até copiam as suas idéias.

Querem que os homens e mulheres que lutam pela pátria brasileira se calem, se acovardem, etc. Mas não conseguirão!

Jango teve peito para propor um projeto para o Brasil através das Reformas de Base. Ciro hoje tem o PND e isso é um resgate maravilhoso do “fio da história” como diria Brizola.

Os militares e as elites envenenaram Jango há 43 anos, na Argentina, e achavam que o povo brasileiro se esqueceria dele. Hoje as mesmas elites tentam destruir o legado que Jango ajudou a fazer e que jurou defender. É que hoje um destemido cearense busca resgatar esse legado 55 anos depois com um novo projeto, sem esquecer daquilo que veio de Vargas, Darcy Ribeiro, Brizola e João Goulart,

Jango, presente!!!! Ciro Gomes, agora!!!!!

Viva João Goulart!!!!!
Viva as Reformas de Base!!
Jango Vive!!!
Viva Ciro Gomes!!!!!

*Marcelo Barros é membro do Diretório Nacional do PDT pelo Amazonas