Ivo Gomes decreta intervenção em fábrica de lingerie para produção de EPI, em Sobral


Wellington Penalva
07/04/2020

A recomendação do Ministério da Saúde é para que todos usem máscaras de proteção respiratória, mas o produto está em falta no País. Ontem (6), o prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes (PDT-CE), resolveu o problema em seu município ao decretar a intervenção em uma fábrica de lingeries para que sejam produzidos máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPI) a serem distribuídos entre os moradores da cidade.

A intervenção da Diamantes Lingerie valerá até o dia 4 de julho. Nesse período, deverão ser produzidas 300 mil máscaras de pano para serem entregues aos 208 mil habitantes de Sobral. A prefeitura ainda lançou um edital, nesta segunda-feira, que prevê a contratação de 30 funcionários – que serão pagos pelo município – para confecção do material.

De acordo com o decreto municipal, “Ficam afastados os atuais dirigentes de suas atividades, sendo vedado qualquer ato de administradores anteriores em relação à administração da Diamantes Lingerie”. Esta é a terceira intervenção feita pela prefeitura de Sobral, desde o início da crise do Covid-19 no Brasil. As outras duas foram nos hospitais Dr. Estevam e o Dr. Alves, com validade até 31 de janeiro de 2021.

O Ceará é um dos estados mais afetados pela pandemia. De acordo com dados da Secretaria de Saúde estadual, divulgados no último domingo, já são 976 infectados e 26 mortos em função do coronavírus. A expectativa é que o estado nordestino alcance o pico epidemiológico ainda na primeira quinzena deste mês, ultrapassando o Rio de Janeiro e ocupando o segundo lugar no ranking de casos confirmados no país.