IV Congresso Nacional do PDT começa hoje às 19h em Brasília

Está praticamente tudo pronto para receber os cerca de mil convencionais – delegados e observadores – que começaram a chegar em Brasília para o IV Congresso Nacional do PDT. Reuniões das coordenações responsáveis pela infra-estrutura estão se multiplicando na sede nacional do Partido e no Bay Park, local do congresso, sob a supervisão direta do Secretário Geral do partido, Manoel Dias. Confira roteiro de eventos.

 

Nesta sexta-feira (18/4), ao meio dia, a Executiva Nacional do PDT vai discutir os últimos detalhes para a realização do Congresso, que terá a sua sessão de abertura às 19 horas, no Bay Park. A reunião será na sede nacional do PDT, prédio projetado por Oscar Niemeyer situado atrás do “Bolo de Noiva”, o anexo do Palácio do Itamaraty. O PDT é o único partido político brasileiro, graças a visão de Leonel Brizola, que requereu e recebeu da Novacap terreno para construção de sua sede nacional em Brasília.

 

Na manhã desta quinta-feira (17/4) foram repassados os preparativos pelos coordenadores das comissões, ao mesmo tempo em que era confirmada a inscrição de 575 propostas e 47 teses para discussão no congresso. Para realizar o evento foram constituídas 11 comissões de trabalho: Alimentação, Hospedagem, Transporte, Receptivo, Credenciamento, Segurança, Decoração do Local, Informatização, Comunicação, Sistematização.

 

Por decisão da direção, foi autorizada a divulgação na página do PDT do nome e telefone dos principais coordenadores, para facilitar a vida dos companheiros do PDT que estão se deslocando para Brasília: Comissão de Alimentos – Arruda, (61) 91565184; Comissão de Hospedagem – Ricardo Viana, (61) 8155 8781; Comissão de Transporte – Darcy, (31) 8785 5043; Comissão Receptivo (aeroporto e rodoviária) – Aline Bezerra, (61) 8139 6089; e Comissão de Credenciamento – Elma Cerqueira (21) 96158478.

 

A chegada de congressistas deve se concentrar nesta sexta-feira e prosseguir na manhã de sábado, segundo os organizadores. Os que viajaram por conta própria estão sendo orientados a se hospedar em outros hotéis, já que o Bay Park, por conta do contrato – só se responsabiliza pela hospedagem e alimentação a partir do meio dia da sexta-feira dos delegados e observadores previamente e oficialmente inscritos pelas respectivas direções regionais.

 

Também foram definidos os horários das refeições, no decorrer do congresso:  Na sexta-feira (18/4), o jantar será servido das 17 às 19 horas; no sábado – o café da manhã será das 6 às 9 da manhã; o almoço das 12h às 14h e o jantar das 19h às 21h; e no domingo – último dia do congresso – café das 6 às 9horas; e almoço das 14 às 15 horas. A previsão de encerramento do congresso é domingo, por volta das 14 horas.

 

O Congresso – Nos dias 18, 19 e 20 de abril, Brasília receberá pedetistas vindos de norte a sul do país dispostos a discutirem o futuro do partido e reafirmarem as bandeiras do trabalhismo que deram origem ao PDT. A comissão responsável pela hospedagem, coordenada por Ricardo Viana, acomodará os militantes no Bay Park, mas estão previstos hotéis de apoio próximos ao evento, caso exista necessidade. A comissão de transporte está trabalhando sintonizada com a comissão de recepção. Serão espalhadas faixas de indicação a partir das principais entradas da cidade, sinalizando até o local do evento.

 

No aeroporto e na rodoferroviária, a Juventude Socialista, ficou responsável por montar um stand que permanecerá à disposição dos participantes durante todo o tempo necessário. As refeições serão servidas no próprio complexo e a comissão de alimentação entregará os tickets no momento do credenciamento. A comissão de comunicação há mais de um mês, abastece com informações atualizadas do 4º congresso mais de 7500 endereços de e-mails em todo o Brasil.

 

Prefeitos – Por iniciativa da Federação de Prefeitos do Rio Grande do Sul, realizou-se ontem (16/4) na sede do partido em Brasília um arroz de carreteiro que reuniu dirigentes do partido, prefeitos e vereadores que estão em Brasília por conta da “Marcha dos Prefeitos”. Os dirigentes municipais foram recepcionados na sede pelo Ministro Carlos Lupi, presidente licenciado e ministro do Trabalho e Emprego; pelo deputado Vieira da Cunha, também líder na Câmara de presidente nacional em exercício, e pelo secretário nacional e presidente da Fundação Brizola-Pasqualini, Manoel Dias.

 

Falando pela direção nacional, Vieira da Cunha agradeceu a presença e colocou a sede do partido à disposição para outros eventos dos prefeitos, destacando ainda que era a primeira reunião desse tipo no local.  Em nome dos prefeitos falaram Flávio Lammel pela federação e Igor Lartes, prefeito de Jacuzinho – que convidou Vieira para estar presente no próximo dia 25/4 em sua cidade, no interior gaúcho, para inauguração da primeira escola em horário integral. (Osvaldo Maneschy)

 



Leia Mais sobre o IV Congresso Nacional do PDT


. Programação completa do IV Congresso Nacional do PDT


 

. PDT-SP se prepara para o IV Congresso – http://pdt12.locaweb.com.br/primeirapagina.asp?id=606

 

. Discussão avança no Rio, Amapá e Bahia


 

. Etapa catarinense supera expectativas


 

. Em Porto Alegre o tema foi Soberania Nacional


 

. Minas Gerais discutiu questão urbana e agrária


 

. Em Manaus, Meio Ambiente e Amazônia


 

. Seguridade Social foi discutida em Pernambuco


 

. Em Fortaleza, a primeira reunião temática: Cultura, Esporte e Lazer


 

 

Leia também:

 

. Manoel Dias explica objetivos do IV Congresso


 

. Eixos temáticos e normas do IV Congresso


 

. Em Brasília, reunião preparatória de janeiro


 

. Decisão de realizar o IV Congresso foi tomada em julho de 2007