IV Congresso do PDT: discussão avança no Rio, Amapá e Bahia

Os encontros preparatórios ao IV Congresso Nacional do PDT que se realizará em Brasília neste mês de abril prosseguiram neste final de semana (de 28/3 a 31/3) com reuniões no Rio de Janeiro (RJ), em Macapá (AP) e em Salvador (BA). No Rio os pedetistas locais discutiram a Reorganização do Estado Brasileiro, além dos demais temas da pauta principal do IV Congresso; em Macapá realizou-se o IX Encontro Estadual do PDT e, na Bahia, Educação foi o tema da discussão.

 

A etapa Rio de Janeiro realizou na sexta e no sábado (29/3) no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) com a presença de cerca de 200 militantes que, em dois dias, repassaram os 12 temas da pauta do IV Congresso. Na sexta-feira as discussões se concentraram nos grupos de trabalho e, no sábado, através de relatores e subrelatores, as conclusões foram apresentadas a todos os participantes do evento reunidos na plenária final.

 

O ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi, esteve presente e se dirigiu aos presentes falando das perspectivas do partido diante da realização do IV Congresso Nacional. Manoel Dias, secretário geral, não pode participar devido a problemas de saúde que o prenderam em Florianópolis, sua cidade.

 

Os pontos altos da reunião foram os relatórios dos grupos de Educação, presidido pela professora Maria Amélia Souza Reis, ex-assessora de Darcy Ribeiro no projeto dos Cieps; Weber Figueiredo, vice-diretor da Faculdade de Engenharia da UERJ e antigo militante do PDT, designado relator do grupo que cuidou do Meio Ambiente; Manoel Valim e Satie Mizubuti, relatores do grupo que discutiu Organização Partidária; e Procópio Mineiro da Silva, relator do grupo que cuidou do tema Democratização da Mídia, que apresentou minucioso diagnóstico sobre a parcialidade da mídia brasileira.

 

Também se destacaram os relatórios sobre Segurança Pública e Cidadania, a cargo do deputado estadual Paulo Ramos, também pré-candidato do PDT a prefeito do Rio de Janeiro; e Olga Amélia, relatora do grupo Soberania e Defesa Nacional, vice-presidente do Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon), fundado pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho; e Marilena Ramos, que cuidou do tema Trabalho e Trabalhismo.

 

Já o IX Congresso Estadual do PDT do Amapá, realizado em Macapá sábado e domingo passados, reuniu centenas de militantes nas instalações da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). A abertura oficial do encontro, a cargo do governador Walder Góes, se realizou às 8h30m de sábado, logo após a apresentação e aprovação do regimento interno. Ordem Econômica e Soberania e Defesa Nacional foram dois dos temas discutidos pelos pedetistas do Amapá, entre outros.

 

Já na Bahia, em Salvador, o tema Educação foi discutido de vários ângulos: como fonte de bens e riquezas, como causa de salvação nacional, a importância da educação pública e escola de tempo integral, além do papel estratégico das universidades públicas. Entre outros, participaram o Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o professor Eduardo Rodrigues, gestor da Universidade Leonel Brizola na Bahia, e o deputado Severiano Alves, presidente local do PDT, além do presidente nacional da JS-PDT, Luizinho Martins – que também esteve em Macapá.