“Irmãos Bertussi” são homenageados em Caxias do Sul (RS)

Adelar Bertussi, ex-vereador do PDT em Caxias do Sul e amigo pessoal de Brizola, além de acordeonista e pioneiro no estilo musical hoje conhecido como música fandangueira gaúcha, juntamente com o seu irmão, Honeyde, da dupla “Irmãos Bertussi”, serão homenageados no próximo dia 26/4 com a inauguração de um monumento na localidade de São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, município de Caxias do Sul.

 

Além do monumento – um obelisco de 35 metros de altura e duas estátuas em tamanho natural, os Irmãos Bertussi serão homenageados com cavalgada, missa crioula e muita festa – com concentração de gaiteiros (acordeonistas), além de churrasco.

 

Os Irmãos Bertussi foram os primeiros a juntar dois acordeões e a executar o ritmo regional que foi impulsionado por todo o país a partir de 1949 pelos bailes do Movimento Tradicionalista Gaúcho. A dupla gravou o seu primeiro disco em 1955, no Rio de Janeiro, onde se apresentava na Radio Nacional e na TV Tupi; e também foi tema de matéria na revista de maior circulação nacional da época, “O Cruzeiro”.

 

Desde então, o estilo dos dois pioneiros permanece através das gerações – agora eternizado pelo memorial – obra construída por iniciativa do Centro Pró-Desenvolvimento de Criúva acolhida pelo prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori.

 

A programação para homenagear os acordeonistas prevê: Dia 25/4 – 9 horas: Saída de cavalarianos da porta da Prefeitura de Caxias do Sul em direção à São Jorge da Mulada, Criúva; Dia 26/4 – 20 horas: Jantar show com a presença da família Bertussi no Salão Paroquial de Criúva; Dia 27/4 – 9 horas: Chegada e recepção dos cavalarianos em Criúva; 9h30m: Missa Crioula; 10h30m – Inauguração do Memorial Irmãos Bertussi; 12 horas: Almoço por adesão no Salão Comunitário São Jorge da Mulada; e 15 horas, encerramento das homenagens com um Gaitaço – Concentração de acordeonistas de música gaúcha, profissionais e amadores. Mais informações em (54) 3267 8010.