Internacional Socialista elege Vieira da Cunha vice-presidente

O deputado Vieira da Cunha (RS), presidente nacional do PDT e líder da sigla na Câmara dos Deputados, foi eleito vice-presidente da Internacional Socialista (IS), nesta segunda-feira (30), durante o XXIII Congresso da organização, que ocorre em Atenas, Grécia. Vieira é o segundo brasileiro a ocupar o posto. Antes, apenas Leonel Brizola havia alcançado tal posição. George Papandreou, presidente do PASOK – Partido Socialista da Grécia, foi reeleito presidente da IS. Luis Ayala do Chile, também foi reconduzido como secretário-geral. “A IS é a principal organização política mundial que reúne partidos de esquerda de todos os continentes. É uma honra para mim ser eleito para um cargo que foi ocupado por Leonel Brizola”, ressaltou Vieira.

Cerca de 700 delegados participam do congresso, instância máxima de deliberação da IS, que tem como tema central desta 23ª edição a Solidariedade Global. Os congressistas debatem teses em quatro eixos temáticos: as alterações climáticas, a paz e as resoluções de conflitos, a economia mundial e questões relativas às migrações.

A IS congrega partidos sociais democratas, socialistas e trabalhistas de todo o mundo. Atualmente, reúne 170 partidos e organizações políticas de todos os continentes. A IS, cujas origens remontam às primeiras organizações internacionais do movimento operário, existe em sua forma atual desde 1951, quando foi reorganizada em congresso realizado em Frankfurt, Alemanha. Os vice-presidentes, juntamente com o presidente e o secretário-geral, compõem o Presidium da entidade. Vieira da Cunha integrará o Presidium da IS ao lado de diversos líderes de destaque mundial, tais como Gordon Brown, José Luis Zapatero e José Sócrates, respectivamente, chefes dos governos do Reino Unido, Espanha e Portugal, dentre outros.

Mais informações sobre Internacional Socialista