Indígenas da etnia Guarani Mbyá se filiam ao PDT de Maricá, no Rio de Janeiro


PDT de Maricá
29/11/2018

Nessa quarta-feira (28), indígenas Guarani Mbyá, da aldeia Mata Verde Bonita, de Maricá (município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro), tomaram, de acordo com eles, a importante decisão de se filiar a um partido político. Não por acaso, a escolha foi o PDT. A decisão partiu do cacique Darci Tupã, que dizer ter orgulho de seu nome, uma homenagem de sua mãe ao ex-senador pedetista Darcy Ribeiro, que também foi antropólogo e escritor.

Tupã já havia conversado com militantes do partido no ano passado, em uma conferência de igualdade racial realizada na cidade, e levou um tempo refletindo sobre a ideia da filiação e uma construção política.

“O índio tem seu tempo para decidir”, explicou Darci Tupã.

Junto com ele outros também se filiaram e pretendem, com o apoio do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, criar o primeiro núcleo indígena do partido no estado do RJ.

“Para nós, é um grande prazer saber que o primeiro foco no surgimento do Movimento Indígena do PDT no RJ virá de Maricá, cidade amada pelo nosso mestre Darcy Ribeiro, aonde viveu para produzir a última grande obra literária de sua vida”, disse André Carcará, secretário-geral do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, referindo-se ao livro “O Povo Brasileiro”, último grande trabalho de Darcy.

O próximo passo será uma agenda do cacique Darci Tupã com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e a visita do presidente nacional do Movimento Indígena do PDT, Rafael Weree, neto do cacique pedetista Mário Juruna, primeiro deputado federal indígena no Brasil.