Indicada de Mário Heringer receberá prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós

PDT na Câmara
12/09/2019

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher acatou, nessa terça-feira (11), a indicação do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) e elegeu Dulcinéia Oliveira para receber o prêmio Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. O prêmio é entregue às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero.

Dulcineia de Oliveira é presidente da Associação Habitacional Nova Terra, movimento composto de 35 núcleos regionais com sede em Governador Valadares-MG, que busca construir unidades habitacionais e assim oferecer às famílias o direito de financiamento – sendo que grande parte destas famílias é chefiada por mulheres.

Carlota Pereira de Queirós (São Paulo, 13 de fevereiro de 1892 — São Paulo, 14 de abril de 1982) foi uma médica, escritora, pedagoga e política brasileira. Foi a primeira mulher brasileira a ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

A cerimônia de outorga do prêmio acontecerá no dia 17 de outubro de 2019, quinta-feira, às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, em Sessão Solene da Câmara dos Deputados.