Horizonte Progressista


Wellington Penalva
11/08/2020

Ciro diz que união entre PDT, PSB, PV e Rede tem se solidificado como alternativa nacional

Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT, falou sobre a aliança entre partidos progressistas que, além de oposição ao governo Bolsonaro, constrói um novo caminho na política nacional. A fala foi durante entrevista ao programa Broadcast do Estadão, na última quinta-feira (6). O bloco formado por PDT, PSB, PV e Rede tem sido coeso dos pedidos de impeachment as alianças para eleições municipais.

A declaração do pedetista se deu depois de questionado sobre as possibilidades para as próximas eleições presidenciais, em 2022. Ciro acredita que o desgaste tirará Bolsonaro do pleito e a elite brasileira apoiará outro nome para “reciclar seu ideário”. Já no campo da esquerda, quem é capaz de levantar o debate coerente acerca da reconstrução nacional é o grupo formado pelos quatro partidos progressistas.

“Estamos atuando juntos no Congresso, na luta brasileira, e estamos alinhavando alianças na questão municipal”, disse Ciro sobre a união entre PDT, PSB, PV e Rede. Em fevereiro deste ano, as agremiações fecharam acordo de apoio mutuo para as próximas eleições municipais. Em São Paulo, por exemplo, o candidato à prefeito Márcio França (PSB), tem apoio dos trabalhista. O grupo também conta com pedidos de impeachment contra o presidente Bolsonaro.

Em construção e crescimento, a união entre os quatro partidos busca novos integrantes. “Nós achamos que essa nossa aliança precisa se alargar ao centro. Estamos mandando recado o tempo inteiro para esse centro político […] Estamos em um diálogo completamente transparente com o DEM, em Salvador e São Luiz, e ao mesmo tempo estamos dialogando com o PSOL, em Florianópolis e em Belém”, afirmou Ciro.

O vice-presidente do PDT falou ainda sobre a crise financeira nacional, a regressão industrial no país e atacou a elite financeira e os bancos. Como lembrou Ciro, esses assuntos são tratados em seu livro “Projeto Nacional: O dever da esperança”, o qual apresenta alternativas para a dura realidade brasileira.

Confira abaixo a íntegra da entrevista.