Guilherme Landim comenta repasses do governo federal ao Cinturão das Águas do Ceará

Ascom deputado estadual Guilherme Landim
13/11/2019

Na última terça-feira (12), o Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou o repasse de R$ 25 milhões para as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O deputado estadual Guilherme Landim (PDT-CE), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, comentou a decisão.

Para o parlamentar, esse aporte de recursos representa a retomada das obras do trecho emergencial. “Como nós havíamos falado no mês passado, o Governo do Estado conseguiu retomar o Trecho 1 e agora com esse novo recurso o Trecho 2 será retomado, provavelmente na semana que vem”, explica.

Os trechos a ser concluídos são do Eixo Emergencial do CAC, de 53km, que a partir do reservatório da cidade de Jati, no Cariri cearense, levará as águas oriundas da Transposição do Rio São Francisco para o Açude Castanhão – que abastece a cidade de Fortaleza e Região Metropolitana. Segundo Landim, a previsão para a chegada das águas do Velho Chico em Jati é no segundo trimestre de 2020.

Em outubro, o Governo Federal já havia enviado cerca de R$ 16 milhões para a obra, que foi utilizado para pagamento de dívidas com as construtoras responsáveis pelos canteiros. Frente aos repasses, o pedetista falou em tom de agradecimento ao Governo Federal.

“As nossas cobranças e mobilizações da Comissão Especial deram resultado. Então quero agradecer ao Governo Federal por ter visto que essa obra é fundamental para o Ceará e o quanto esse recurso representa”, finalizou o deputado.