“Governo é incapaz de responder a déficit”

Wellington Penalva
15/09/2020

Em entrevista à CNN no último sábado (12), Ciro Gomes afirmou que o governo brasileiro não tem nenhum projeto para lidar com o déficit orçamentário estimado em R$ 1 trilhão para este ano. De acordo com o vice-presidente nacional do PDT, a reforma administrativa proposta pelo Executivo é uma saída falsa para a pior crise da história do Brasil.

O gasto público sofreu um aumento atípico este ano em função da pandemia. Não é uma exclusividade brasileira, já que governos ao redor do mundo tiveram de socorrer financeiramente seus cidadãos enquanto tentavam frear a contaminação por Covid-19. A “tragédia”, segundo Ciro, é a “incapacidade absoluta por despreparo, corrupção e comprometimento ideológico” do governo federal em apresentar uma alternativa para o problema.

“De onde vai vir o dinheiro? De corte de despesa de funcionário público? Isso é mentira. Não tem bilhão aí para a gente achar. Além de que, qualquer reforma administrativa, como essa empulhação está propondo, só vale para o futuro. E o futuro anunciado – outra grande mentira do Paulo Guedes – é que nós economizaríamos R$ 300 milhões em dez anos. Isso é ridículo”, afirmou Ciro.

Para o pedetista, a saída está na taxação coerente da camada mais abastada da sociedade em lugar de sobrepesar a população. “Se a gente arrecadasse um imposto de 0,5% sobre os grandes patrimônios, nós arrecadaríamos R$ 70 bilhões. Se cobrasse o tributo sobre lucros e dividendos empresariais que o mundo inteiro cobra – e eu cobrei quando fui ministro da Fazenda –, nós arrecadaríamos R$ 90 bilhões”, apontou.

Ciro ainda ponderou a revisão de renúncias fiscais como outra fonte de receita possível para suprir os gastos públicos sem onerar o povo. “Se passássemos um pente fino nas renúncias fiscais clientelistas, corruptas, que o governo brasileiro foi cedendo ao longo do tempo e eles estão agravando agora, nós arrecadaríamos aí R$ 60 bilhões”, explicou.

O vice-presidente nacional do PDT fez ainda uma avaliação geral do governo Bolsonaro, falou sobre o excesso de militares na administração federal, a ingerência na questão amazônica – queimadas e desmatamento – e o desmonte do patrimônio nacional. “O Bolsonaro […] é uma nota de três reais. Só acredita nisso quem quis acreditar para embalar uma grande mentira para iludir a população brasileira”, taxou Ciro Gomes.

Confira entrevista completa abaixo.