Goura vai protocolar projeto de lei que institui a “Política de Cicloturismo do Estado do Paraná”


Ascom deputado Goura
20/03/2019

O Paraná pode assumir a vanguarda no cicloturismo no País se implantar uma política pública de incentivo a esta modalidade de turismo ecológico que é uma das que mais cresce no Brasil e no mundo, o que seria inédito no Brasil.

“Para isso, vamos protocolar um projeto de lei que institui a Política de Cicloturismo do Estado do Paraná”, anunciou o deputado estadual Goura (PDT) na audiência pública sobre cicloturismo realizada, presidida por ele, nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Paraná.

“O cicloturismo já é uma realidade no Paraná com vários circuitos e rotas. O que nós precisamos é criar uma política estadual de cicloturismo para fomentar o seu desenvolvimento no estado, apontando diretrizes, incentivos e formas para sua implantação. Ao fazer isso, estaríamos na vanguarda no setor e seria inédito no Brasil”, comentou o deputado.

De acordo com Goura, o Paraná não pode desperdiçar a oportunidade de desenvolver o cicloturismo, já aproveitando o que existe no estado no setor, e fomentar novas iniciativas.

“O turismo ecológico, e em especial o cicloturismo, tem muito potencial , não só econômico, para o desenvolvimento dos municípios envolvidos em rotas e circuitos de cicloturismo”, explicou Goura.

Ele apontou os exemplos do Circuito do Vale Europeu, em Santa Catarina, e da Europa como experiências que comprovam que para desenvolver o setor não são necessários investimentos gigantescos ou grandes obras de infraestrutura. “O cicloturismo requer pequenos investimentos em, por exemplo, sinalizações, panfletos, mapas, sites e redes sociais na internet e aplicativos para celular, com as informações dos circuitos e rotas”.

Além de anunciar que vai protocolar um projeto de lei que institui a “Política de Cicloturismo do Estado do Paraná”, o deputado Goura informou que já foram protocolados e deram início à tramitação três projetos de lei que instituem circuitos de cicloturismo do Litoral, dos Campos Gerais e do Alto Iguaçu.

Confira abaixo os três projetos protocolados e a minuta do projeto da política de cicloturismo:

– Minuta projeto de lei – Política de Cicloturismo do Estado do Paraná

– Projeto de Lei – Circuito Cicloturístico do Alto Iguaçu

– Projeto de lei – Circuito Cicloturístico dos Campos Gerais

– Projeto de lei – Circuito Cicloturístico do Litoral