Gilmar Sossella defende, no Rio de Janeiro, linha de crédito junto ao BNDS para municípios do Rio Grande do Sul

Ascom deputado Gilmar Sossella
23/01/2018

Em audiência com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Paulo Rabelo de Castro, no Rio de Janeiro, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT-RS) protocolou um ofício defendendo a criação de uma linha de crédito para facilitar a implantação de distritos industriais nos municípios. O documento foi assinado pelos 55 deputados estaduais do Rio Grande do Sul.

“Queremos que o financiamento seja feito com juros menores aos municípios, para que possam adquirir áreas para distritos industriais. Ou, no caso daqueles que já possuem a área, que a linha de crédito seja para financiar a infraestrutura”, explicou Sossella.

De acordo com o deputado trabalhista, o Estado só sairá da crise se estimular o surgimento de novas empresas ou a ampliação das existentes. “Destacamos também que o BNDES garantiu o financiamento a 15 países, e não disponibiliza uma linha importante de crédito aos municípios brasileiros”, comparou.

Na reunião, Sossella apresentou uma pesquisa feita recentemente pelo seu gabinete parlamentar, que mostra que 110 prefeitos manifestaram desejo de ter a linha de crédito para distritos industriais. De acordo com ele, nenhuma prefeitura tem recursos livres para investir em compra de áreas ou implantar infraestrutura.

“Um ofício semelhante entregamos ao chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e para o presidente da República Michel Temer, no final do ano passado”, completou. Esta tem sido também uma luta nossa na geração de emprego e renda, apoiando o empreendedorismo”, completou.

A audiência contou também com a presença do prefeito de Capão Bonito do Sul, Felippe Júnior Rieth, do vice-prefeito de Muliterno Dirceo Dal Bem, e demais integrantes do BNDES.