Gilmar Sossella é eleito coordenador da Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa de Porto Alegre

Ascom deputado Gilmar Sossella
25/05/2017

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT-RS) foi eleito, nesta quinta-feira (25), por unanimidade, o coordenador da Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa de Porto Alegre, que irá acompanhar a questão dos pedágios no Rio Grande do Sul. Requerido pelo pedetista, o colegiado foi instalado na última terça-feira (23).

Os integrantes terão 30 dias de trabalho para realizar reuniões, visitas externas e debates em torno do tema. Ao final, será apresentado um estudo conclusivo a respeito dos pedágios. O programa de concessão de rodovias federais no Rio Grande do Sul, desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), abrange as BRs 101, 290, 386 e 448.

“Por meio da Comissão poderemos acompanhar de perto o andamento desta questão tão importante para o nosso Estado, além de realizar reuniões e visitas aos órgãos relacionados ao tema, como a ANTT e Ministério dos Transportes. Temos exemplos em outros Estados de concessões que tiveram duplicação e oferecem uma tarifa muito mais barata. Por que nós gaúchos temos que pagar mais caro?”, questionou Sossella.

Durante a solenidade, o presidente do Parlamento, deputado Edegar Pretto (PT), destacou o trabalho de Sossella a frente do tema. “Quando chegou o pedido para tratarmos desta questão na casa eu disse que não teria ninguém na Assembleia Legislativa com mais capacidade para tocar este assunto tão importante para o nosso Estado que o deputado Sossella”, elogiou Pretto.

Acompanhamento Constante

O tema pedágios tem sido acompanhado por Sossella ao longo de sua atuação no Parlamento gaúcho. Em 2007, o deputado presidiu a CPI dos Polos de Pedágio na Assembleia Legislativa, que levantou uma série de problemas do PECR/RS e foi reprovado pelos gaúchos devido ao alto valor das tarifas, ao modelo de polos implantado, e, principalmente, porque em 15 anos nem um metro sequer de rodovia foi duplicado no Estado nos mais de 1.799 mil quilômetros concedidos à iniciativa privada.

Desde que o governo federal lançou o programa de concessão das BRs no Estado, Sossella participou das audiências públicas a respeito do tema em Porto Alegre, Soledade, Lajeado e Montenegro. Além disso, integrou a comitiva do Parlamento gaúcho em Brasília que se reuniu com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, e também com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos. Na ocasião, o deputado solicitou que o diálogo a respeito deste tema fosse ampliado e a concessão adiada.