Eduardo Chuahy, fundador do PDT e ex-presidente da Alerj, falece no Rio de Janeiro

Por Ribeiro/PDT-RJ
25/01/2021

Exilado pela ditadura, o economista foi ajudante de ordem do presidente da República, João Goulart

O PDT lamenta, com pesar, o falecimento, neste domingo (24), do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro  (Alerj), Eduardo Chuahy, aos 87 anos, de infarto. Com três mandatos, o pedetista presidiu o parlamento fluminense entre 1986 e 1987.

Apoiador de Leonel Brizola e um dos fundadores do partido, marcou sua trajetória trabalhista como intenso defensor dos direitos sociais e da democracia, tendo destaque, inclusive, na realização da “Cadeia da Legalidade”. A rede integrada de rádios entrou para a história, em 1961, como efetivo movimento de resistência ao golpe militar.

Para o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, Eduardo Chuahy, que era graduado em economia e pós-graduado em Administração Pública, foi um exemplo de cidadão que “atuou por um país mais justo para todos”.

“Leal e combativo, ele orgulha as fileiras do Trabalhismo. No enfrentamento da ditadura, foi cassado e exilado, mas nunca arrefeceu diante das dificuldades, pois a luta democrática era essencial para o futuro do Brasil”, afirmou, ao citar sua participação, como ajudante de ordem, no Gabinete Militar do presidente da República, João Goulart.

Ao homenageá-lo, Lupi também prestou condolências: “Nossos sentimentos à família e amigos neste momento de consternação. Seu legado está eterizado.”