Flávia Morais homenageia o Dia Internacional do idoso

Liderança do PDT na Câmara

Flávia Morais homenageia o dia Internacional do idosoA deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), presidiu nessa terça-feira (04) a sessão de homenagem ao Dia Internacional do Idoso e ao 13° ano do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), sancionado em 1° de outubro de 2003. O evento foi realizado na Câmara dos Deputados, em atendimento a um requerimento da pedetista.

Na ocasião, Flávia Morais apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015, que comprovam o aumento dos idosos no País, em relação a expectativa de vida da população brasileira, que, de acordo o órgão, em 2014, subiu para 75.2 anos, contra os 74.9 registrados em 2013.

Ainda de acordo com o IBGE, a estimativa para os próximos 20 anos é que a população alcance os 81 anos de idade. Com o,

Com base nesses dados, a Flávia Morais defendeu a importância da criação de políticas públicas que atendam às principais necessidades dos idosos, levando expectativas de viver a velhice com oportunidades e dignidade.

A parlamentar também comentou propostas que estão em análise na Câmara, como o PL 758/07, que trata da construção dos Centros-Dia para idosos. Para ela, os centros-dia vão fazer com que os idosos mantenham o vínculo familiar, por permanecer durante o dia em atendimento, e à noite, retornarem para os cuidados da família. 

“Estes centros, se implantados, substituirão os asilos, que contribuem para o abandono, uma das formas de violência contra o idoso”, ressaltou.