Familiares, amigos e autoridades homenageiam Jefferson Péres em velório

Leia também:
Funeral de Jefferson Péres reforça sua imagem de modelo de ética na política

“São poucos os Jeffersons Péres”, diz Garibaldi no velório do senador

José Alencar diz que o Brasil está de luto

No velório de Jefferson Péres, Suplicy diz que ele foi “um dos maiores valores da história política do Brasil”

Familiares, amigos emocionados e autoridades dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) de Manaus e do Amazonas prestaram suas últimas homenagens ao senador Jefferson Péres (PDT-AM), 76 anos, que faleceu em sua residência na capital amazonense, no início da manhã desta sexta-feira (23), vítima de infarto fulminante.

O corpo de Jefferson Péres está sendo velado, desde as 14h30 (horário local), no Palácio Rio Negro, antiga sede do governo estadual. Mais de 500 admiradores e curiosos já passaram pelo velório, além de várias autoridades, como o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB).

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que era amigo pessoal de Jefferson Péres e viajou em sua companhia de Brasília a Manaus na última quarta-feira (21), contou à Agência Senado que, quando soube da notícia, pensou estar sonhando.

– Se o destino foi cruel levando Jefferson Péres, foi generoso deixando-o morrer em Manaus – comentou Arthur Virgílio, muito emocionado.

O líder do PSDB no Senado acrescentou ainda que o colega vai deixar “um buraco enorme” e que “não se faz um Jefferson Péres da noite para o dia”.

Já o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), afirmou que, com a morte de Jefferson, a classe política perde “uma grande referência ética”.

– Ele fundou um novo estilo de oposição. Uma oposição crítica e severa. O Amazonas sente a dor da perda de um grande conselheiro – sustentou.

A ex-senadora Heloísa Helena, presidente do PSOL, também homenageou o parlamentar.

– Temos a obrigação de honrar a luta ética dele – sentenciou.

O primeiro suplente de Jefferson Péres, Jefferson Praia, que vai assumir a cadeira no Senado, permaneceu no velório durante a tarde e, chorando muito, expressou sua consternação pela morte do amigo.

O senador Jefferson Péres será enterrado neste sábado (24), às 16h, no cemitério São João Batista, em Manaus. Sua vaga no Senado Federal será ocupada pelo primeiro suplente, Jefferson Praia (PDT).