Falta de profissional qualificado pode afetar economia, avalia Lupi

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, admitiu, nesta sexta-feira, que a falta de mão de obra qualificada pode afetar o desempenho da economia brasileira em 2011. Segundo ele, alguns setores já até reduziram os investimentos por causa do problema.

Mesmo assim, Lupi está otimista e prevê um crescimento de até 5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, acima das projeções do mercado.

— Se não tivermos uma priorização nesta área, afeta sim (o crescimento). Na construção civil, por exemplo, está faltando mão de obra qualificada. Se não tem, diminui a capacidade de produção das empresas e o ritmo das obras — disse.

Em São Paulo, o ministro assinou nesta sexta-feira, juntamente com representantes da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base ( Abdib), um termo de cooperação para a promoção de ações conjuntas nos setores de construção civil e infraestrutura. O programa tem como meta treinar 100 mil trabalhadores em quatro anos.

Ao justificar a escolha do setor beneficiado no programa, Lupi disse que não adianta fazer cursos para formar profissionais em áreas onde não têm emprego. O ministro reiterou a expectativa de criação neste ano de 3 milhões de empregos formais. Segundo ele, os 152 mil postos de trabalho gerados em janeiro mostram que o ritmo de criação de empregos continua elevado.

— O crescimento do PIB deste ano, que será menor, não afeta a geração de empregos — declarou Lupi, ressaltando que a expansão da economia também está vinculada aos ganhos financeiros, que não envolvem a abertura de vagas.

O ministro afirmou ainda que o governo está discutindo a possibilidade de aumentar a idade de aposentadoria para quem está entrando no mercado de trabalho.

— Agora, não pode mexer em direitos adquiridos — disse Lupi em relação aos trabalhadores que já estão ativos no mercado.