Em Portugal, Rodrigo Neves inicia projeto de pesquisa sobre a pandemia da Covid-19


Por Bruno Ribeiro / PDT-RJ
18/01/2021

Prefeito de Niterói (RJ) por duas vezes, o sociólogo recebeu convite da Universidade de Coimbra para cursar doutorado

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT-RJ), começou neste mês, em Portugal, um projeto de pesquisa sobre os impactos e reflexos da pandemia do Covid-19 nas cidades. A iniciativa do sociólogo pedetista foi estruturada a partir do convite, da Universidade de Coimbra, para realização de doutorado.

“Iniciando um novo ciclo dedicado à vida acadêmica e a projetos no setor privado e no terceiro setor. Recebi um convite muito honroso da universidade fundada em 1290 e patrimônio da humanidade pela difusão mundial do saber. Iniciei projeto de pesquisa sobre a pandemia nas cidades e pós-pandemia, no âmbito do programa de doutorado do Centro de Estudos Sociais da UC”, afirmou.

“A ciência tem sido decisiva para evitar uma catástrofe ainda maior nessa grave crise sanitária e é importante que a sociologia, a epidemiologia, a economia, o urbanismo, dentre outros ramos da ciência, reflitam sobre o presente e o futuro das cidades no século XXI, levando em conta, inclusive, a possibilidade de pandemias intermitentes”, completou.

Reconhecimento

Exemplo nacional no enfrentamento da proliferação do vírus e proteção da população, a cidade fluminense promoveu um amplo plano de proteção da população, que inclui a estruturação do sistema público de saúde e bloqueios sanitários nos bairros.

No final de 2020, Rodrigo Neves recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU), do Congresso Smart City e da Feira de Barcelona um prêmio pela liderança no combate ao coronavírus.

“A pandemia do Covid-19, que já tirou a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, é a mais grave crise sanitária da história de nossa geração, com impactos humanos, sociais e econômicos nas cidades similares às graves crises de 1929 e da 2º Guerra no século passado”, analisou o gestor, que também foi vereador e secretário estadual do Rio.

“Após 20 anos seguidos e contínuos na vida pública e exercendo seguidos mandatos conferidos pela soberania popular, dos quais os últimos oito anos intensa, exaustiva e prazerosamente dedicados a reconstrução e governança de minha amada cidade de Niterói, é hora de iniciar um novo momento na vida pessoal, profissional e familiar”, finalizou.