Em parceria com a Fundação, Rádio Comunitária do Recife começa alfabetização de adultos e idosos


Ascom PDT do Recife
19/10/2020

Fruto da parceria entre a Rádio Comunitária Eco Cultural e a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini de Pernambuco, moradores do Alto Santa Terezinha – Zona Norte do Recife – estão tendo a oportunidade de aprender a ler e escrever pela primeira vez.

Com o fornecimento dos materiais didáticos (quadro, lápis e cadernos) pela FLB-AP/PE, o projeto é coordenado e ministrado pela professora e moradora do bairro há cinco anos Socorro Melo e atende especialmente adultos e idosos. O objetivo das aulas de alfabetização é amenizar as desigualdades educacionais na periferia da cidade e engajar a população local.

“Com apenas um mês, já temos aluno lendo e entendendo o que é sair da escuridão do analfabetismo. Isso me encanta e motiva ainda mais. Mesmo de maneira completamente voluntária, minha meta é erradicar esse problema na área e continuar beneficiando os menos favorecidos”, comenta a psicopedagoga Socorro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 900 mil pernambucanos não sabem ler nem escrever um recado ou bilhete simples. Além disso, de acordo com um estudo do Instituto de Cidades Sustentáveis, Recife é a capital da desigualdade social do Brasil. Para o presidente estadual da Fundação em Pernambuco, Pedro Josephi, essas duas realidades se complementam e aprofundam as contradições enfrentadas pela população periférica.

“Por saber que temos um número alarmante em relação a desigualdade social e de analfabetos, fomentar um projeto como esse é fundamental para reparar o descaso que essas pessoas sofrem. As quais, em sua grande maioria, são negras, mulheres e pobres”, comenta Josephi. “Nossa missão à frente da Fundação é criar e ajudar iniciativas populares que surgem como ferramenta de resistência”, conclui.