Em Niterói uma nova brisa se avizinha

O PDT de Niterói sai na frente com propostas  ousadas e equilibradas com a candidatura a prefeito de Felipe Peixoto, um jovem com idéias próprias , dinâmico, com uma história  de vida  inatacável  – e com as condições e disposição necessárias  para administrar a cidade de forma impecável .  Um dos objetivos de Felipe é fazer avançar o processo social no sentido de uma maior participação da população de Niterói nas discussões  de  seu interesse . 

Quem conheceu Niterói há vinte e poucos anos  lembra –se perfeitamente bem  do abandono em que a cidade estava. Hoje, apesar do muito que ainda resta por fazer, quando se observa  Niterói como um todo chega-se a conclusão de os governos do PDT foram benéficos e realizaram muitas coisas boas e definitivas em prol da cidade .

Mas como nem tudo são flores , diante do quadro político atual, se Leonel Brizola ainda estivesse conosco, ele  certamente diria:  “Francamente , como  nossos adversários podem  querer  governar Niterói  com tanto  ódio , tanta raiva e tanto ressentimento no coração?”  A sobra  desse rancor, com certeza ,  não vai dar bom caldo.

Nós, simples mortais, temos que atentar que ao final deste processo restarão apenas as seqüelas próprias da falta de espírito público.  Como mentem  esses senhores!

 Pergunto:  será que eles acham que a  população consciente  de Niterói, a que tem senso  crítico desenvolvido,  vai se deixar convencer por esta campanha impiedosa e  difamatória contra o prefeito Jorge Roberto Silveira, do PDT?

 Bater é fácil, covardia é fácil, traição então – nem se fala. Aliás, traição, infelizmente, é a marca registrada de determinado candidato que, como todos na cidade sabem, fez parte inúmeras vezes dos  governos de  Jorge Roberto Silveira, muito embora procure o  envergonhado menudo  esconder  tal  fato.  Mais precisamente, além de ocupar outras posições como vereador e deputado, foi também secretário de Assistência Social do Município de Niterói e assim sendo, cabe uma reflexão e a pergunta:  se foi  Secretário de Assistência Social por que não se interessou pelas reais condições dos moradores das encostas  na época?

Afinal, esta uma de suas atribuições enquanto secretário: dar assistência à vida humana!  Mas a preocupação sobre o assunto só veio a se manifestar de forma eleitoreira e depois que a fatalidade se abateu sobre todo o  Estado do Rio.  É importante frisar que esse candidato, envergonhado, cobra na mídia  as responsabilidades  que na verdade eram  suas: prevenir e alertar a população que mora nas encostas.

Esses pequeninos e raivosos  senhores subestimam a inteligência do eleitorado niteroiense que conhece de perto os resultados consistentes  de políticas públicas de governos do PDT como o projeto Médico de Família, por exemplo, sucesso imitado até pelo PSDB de São Paulo. Eleitorado que viu nascer um novo símbolo da cidade  que ultrapassou as fronteiras do Brasil, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem  – que inseriu Niterói no cenário do turismo nacional e internacional .

Pessoas que viram ser restaurado o Teatro Municipal de Niterói, que se tornou referência nacional em termos de estrutura, de funcionamento, de conservação e de beleza . Lugar onde além das programações normais, o seu espaço físico e artístico é disputado, por exemplo,  por emissoras de TV para  gravações de  novelas de época. Tudo isto por conta da séria e profunda restauração a qual foi submetido .

Essas mesmas pessoas vivenciaram a reorganização urbana de todo o Centro viário de Niterói graças a construção do Terminal  João Goulart, acabando com a anarquia das paradas de ônibus espalhadas por todas as ruas do centro sem nenhuma ordenação ou critério.  Eleitores que também viram nascer a atual Companhia de Limpeza Urbana de Niterói, a  CLIN,  que mantém a cidade limpa a todo momento  porque em Niterói a coleta de lixo funciona!

Neste exato momento, véspera de eleição, os detratores  do PDT querem vender gato por lebre para uma população que vivenciou e acompanhou de perto mudanças que colocaram Niterói no patamar das melhores  cidades  em qualidade de vida do Brasil . Pelos jornais ,TVs e Internet , os  adversários dos governos do PDT querem – pela força da repetição – transformar mentiras em verdades. 

Para isto, em vez de argumentos equilibrados, preferem  a violência  desmedida do  denuncismo infundado e esquecem – de propósito –  que as inúmeras  encostas já foram recuperadas em toda a cidade.  Isso não tem importância? É claro que tem, e muita!

Mas os adversários preferem a mentira e a calúnia como plataforma política preocupados em açambarcar votos – seja do jeito que for. Projeto de governo que é bom, nada!

Amigo leitor, é por isso que nessas  promissoras  tardes de inverno niteroiense, praticamente primavera, já se escuta pelas ruas de Icaraí o bordão de um jovem e promissor candidato a vereador: Vamos prá cima deles!   É uma palavra de ordem com muita força que vale repetir: Vamos prá cima deles!

Porque, como diria o querido e sempre prefeito João Sampaio, o que o PDT faz é para sempre!