Em Fortaleza, Roberto Cláudio sanciona lei para contratação de 600 profissionais para o Instituto Dr. José Frota


Portal da prefeitura de Fortaleza
25/11/2019

O prefeito Roberto Cláudio (PDT-CE) sancionou, na manhã da última sexta-feira (22), durante a reunião do secretariado municipal, uma lei que vai garantir a contratação de 600 profissionais para o Instituto Dr. José Frota (IJF), referência regional no socorro a vítimas de traumas de alta complexidade. As vagas criadas na Câmara Municipal serão somadas às outras 71 já existentes, totalizando 671. Dessa quantidade, 495 servidores serão convocados do cadastro reserva e os outros 176 por meio de concurso a ser realizado em 2020.

Desse modo, ainda em 2019, a previsão é de convocar 341 novos servidores, todos do cadastro reserva, sendo 98 médicos, 82 profissionais de outras áreas de nível superior e outros 161 profissionais de nível médio. Com esses 341, chega-se a mais de 20% da força de trabalho da Prefeitura de Fortaleza renovada e contratada durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio.

Para 2020, serão convocados mais 330 servidores, dos quais 154 serão também do cadastro reserva do concurso ainda vigente, e outros 176 por meio do novo concurso a ser realizado no ano que vem.

De acordo com o superintendente adjunto do IJF, Osmar Aguiar, o concurso deverá incluir as categorias que ainda não haviam sido contempladas nos concursos vigentes. “O edital de convocação dos concursados deverá ser publicado nos próximos dias e a homologação do novo concurso está prevista para o primeiro semestre de 2020”, disse.

Entre as especialidades que reforçarão os atendimentos, estão médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de higiene dental, técnicos de imobilização ortopédica, técnicos de radiologia, técnicos de laboratório de análises clínicas e advogados.

O aumento do efetivo atende também à expansão dos serviços com as obras do IJF 2. “Mais importante que as obras é a gente ter profissionais contratados. Em tempo recorde, a Câmara Municipal aprovou a mensagem de criação de vagas e pudemos contratar e repor equipes que estavam incompletas”, declarou o prefeito Roberto Cláudio, que somente em sua segunda gestão, já convocou 773 novos servidores para o IJF. Ao fim do mandato, serão 1.444 novos profissionais no no Instituto.