Em entrevista, Sarto reafirma que vai priorizar saúde e recuperação econômica


Ascom José Sarto
23/11/2020

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza (CE), José Sarto, concedeu entrevista, na noite desta segunda-feira (23), ao programa CETV 2, da TV Verdes Mares, e afirmou que terá como prioridade promover a recuperação econômica, por meio da geração de emprego e renda. Em paralelo, ele garantiu que realizará ações na área da saúde diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

“O meu primeiro ato como prefeito será promover uma recuperação econômica gerando emprego e renda principalmente para quem mais precisa. Nós temos um programa fantástico que é chamado Nossas Guerreiras, onde nós vamos dar crédito de até R$ 3 mil com carência de seis meses, para pagar em 30 meses e sem juros”, explicou.

Segundo ele, a iniciativa se somará a muitas outras a fim de estimular o empreendedorismo e garantir oportunidades. “Temos um programa chamado Juventude Digital. Nós vamos capacitar jovens na área de inovação tecnológica com o novo polo tecnológico da Praia de Iracema, que o prefeito Roberto Cláudio está começando e nós vamos terminar. A meta é engajar 50 mil jovens em quatro anos”, descreveu.

Outra proposta na área de emprego e renda citada pelo candidato é a concessão de bolsas para alunos do Ensino Fundamental 2, da oitava e nova série. “Nós vamos dar uma bolsa de R$ 200 a dois mil alunos que vão fazer a tutoria da Língua Portuguesa e da Matemática, melhorando nossos níveis de qualidade de ensino, que já estão avançando em muito”, destacou.

Na saúde, Sarto reforçou o compromisso de garantir a vacina contra a Covid-19 a todos os fortalezenses, priorizando grupos de risco, como idosos, gestantes e profissionais de saúde. O pedetista enfatizou que os cálculos já foram feitos e as equipes de saúde acumularam experiência ao longo deste ano, vacinando idosos em casa. “Então eu diria que são duas ações que vão correr paralelamente”, disse, sobre as políticas de saúde e de recuperação econômica.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de segunda onda na pandemia, Sarto reforçou que hoje Fortaleza conta com mais infraestrutura para gerenciar a crise. Ele citou como como exemplo a entrega do IJF 2, que disponibilizou 203 leitos para combater a Covid-19, e a parceria com o governador Camilo Santana (PT) para manter o gerenciamento da crise.

“A estrutura feita em parceria do governador com o prefeito Roberto Cláudio é muito ampla. Fortaleza é a capital que mais tem equipamentos públicos. Foi construído o IJF2, foi construído o Hospital da Criança. São 12 UPAs que foram construídas e 30 postos de saúde”, enfatizou.

Segurança

Durante a entrevista, Sarto foi indagado sobre propostas para a segurança pública em âmbito municipal e, em resposta, ele se comprometeu a criar uma central de videomonitoramento pactuada com a Polícia Militar, a construir novas torres de segurança, e fazer concurso para a guarda municipal. A ideia, segundo o candidato é proporcionar mais segurança, principalmente no transporte público e no entorno de escolas públicas.

“E nós vamos usar tecnologia, criando esse videomonitoramento para parceirizar com a Polícia Militar, dar mais segurança. Vamos criar o ponto de parada seguro, onde nós vamos ter uma área que vais ser requalificada, que vai ter iluminação, o videomonitoramento, e que vai ter a torre de vigilância próximo num raio de 1 km”, detalhou.

União

Na ocasião, Sarto agradeceu a todos os fortalezenses que têm confiado no projeto que fará Fortaleza avançar cada vez mais e também a todos os partidos que têm aderido à campanha. “São partidos com o espectro ideológico mais plural que tem. É exatamente a nossa mensagem. É unir Fortaleza. É somar por Fortaleza. É a proposta de pacificar”, registrou.

Sobre a relação com a Câmara de Vereadores, Sarto destacou que já foi vereador, é deputado estadual, preside a Assembleia Legislativa do Ceará e conhece os ritos da relação com o Executivo. “Eu sei muito bem as dores, sei como funciona essa logística e creio que tenho as condições mais amplas de construir um pacto por Fortaleza”, assegurou.

Sarto 12

Nas considerações finais, o pedetista agradeceu por todos os 457.622 votos que obteve no primeiro turno e registrou a gratidão a todos que se uniram a ele para construir o sonho de uma Fortaleza cada vez melhor.

“Eu quero, como prefeito, com a experiência que tenho, garantir as conquistas que nós já temos e avançar com respeito e diálogo. E eu creio que a mensagem que Fortaleza tem acatado, que tem escutado, é a mensagem muito tranquila de paz, de respeito ao contraditório, a quem pensa diferente, mas quero construir uma Fortaleza com você que está me escutando agora. Então não esqueça: domingo é um dia muito importante, você vai escolher o seu prefeito e eu quero lhe sugerir o da união, Sarto 12”, defendeu.