Em Brasília, Roberto Cláudio capta recursos para Fortaleza


Ascom prefeitura de Fortaleza
21/03/2017

O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT-CE), cumpriu, na última terça-feira (21), uma extensa agenda de audiências, em Brasília, onde buscou assegurar recursos para investimentos em áreas como infraestrutura, turismo, juventude, educação, saúde e urbanismo de Fortaleza.

A agenda começou pela Agência Francesa de Desenvolvimento, em reunião com diretor adjunto da AFD, David Willecomme, e pela gerente de projetos, Laure Schalchli, estendeu-se pelo Ministério da Educação, onde foi recebido pelo ministro Mendonça Filho, e foi concluída com uma audiência do prefeito com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto.

Acompanhado do deputado federal Danilo Forte (PSB/CE) e do secretário Municipal de Governo de Fortaleza, Samuel Dias, o prefeito tratou da garantia de financiamentos internacionais que permitam ampliar o volume de investimentos que já é, desde o início da atual gestão, em 2013, o maior da história da Capital.

Com projetos que ultrapassam os U$ 600 milhões, o prefeito busca contratar junto a bancos internacionais, já que Fortaleza tem, hoje, a melhor margem de saúde fiscal entre as capitais brasileiras, financiamento para programas como o “Fortaleza Cidade com Futuro”, “Fortaleza Cidade Sustentável”, “Proredes” e “Proinfra”.

Durante a audiência com Temer, o Prefeito pediu agilidade na tramitação de duas operações financeiras que estão em negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). ”Esses financiamentos já passaram pelo Tesouro Nacional, pelo Ministério da Fazenda e tiveram parecer favorável, foram avalizados pelo Governo Federal e estão agora chegando na Casa Civil. Fiz o pedido para que eles possam ir logo ao Senado e o município possa acessar esses recursos ainda no segundo semestre desse ano”, afirmou.

O primeiro financiamento, com o BID, vai garantir a construção de mais três CUCAs e três novas policlínicas de exames e consultas. Já o da CAF será voltado para a melhoria da infraestrutura turística da cidade de Fortaleza. “Esse financiamento vai contemplar o término da obra da Beira-Mar, as obras do Polo Varjota, postos de vigilância da Guarda Municipal para garantir o monitoramento de algumas áreas da cidade, além de outras obras na área turística. Já o do BID vai garantir mais”, explicou Roberto Cláudio.

De acordo com o prefeito, os recursos chegam em  uma boa hora, num momento de dificuldade de estados e municípios de investir com recursos próprios. Além disso, segundo ele, as obras vão garantir mais emprego e renda para os fortalezenses.