Em Brasília, Gilmar Sossella busca apoio para municípios atingidos por chuvas no RS


Ascom deputado Gilmar Sossella
07/06/2017

O Coordenador da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), esteve nessa terça-feira (6), na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em Brasília, para solicitar a agilização no auxílio aos 126 municípios atingidos pelas intensas chuvas no estado. O parlamentar se reuniu com o secretário Renato Newton Ramlow.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, são 52 em situação de emergência e 6.309 pessoas fora de casa por causa do mau tempo, com 433 famílias desabrigadas e 1.077 desalojadas.

“O secretário repassou as orientações sobre os procedimentos necessários para os municípios sobre a destinação dos kits de ajuda humanitária; o reconhecimento federal do estado de emergência; o preenchimento dos formulários para solicitação dos recursos e informação de desastre, bem como do Decreto do Executivo Municipal ou Estadual de situação de emergência”, explicou Sossella.

Além disso, Ramlow informou que sete municípios gaúchos já tinham encaminhado o pedido de reconhecimento da situação de emergência, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil: Coronel Bicaco, Barros Cassal, Não-Me-Toque, Campo Novo, Três Passos, Boqueirão do Leão e Lagoão.

Também participaram da reunião, pelo órgão federal, o chefe de gabinete, Wesley de Almeida Felinto, e o coordenador geral do Departamento de Articulação e Gestão (DAG), Jairo Kruger; além do prefeito de Caraá, Nei Pereira dos Santos.

Trabalho Constante

No dia 26 de maio, Sossella colocou a estrutura da Frente Parlamentar à disposição da Defesa Civil do Estado no apoio aos municípios gaúchos atingidos pela chuva intensa que assola o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. O documento foi entregue ao sargento Pizinatto pelo chefe de gabinete, Artur Alexandre Souto, e o assessor parlamentar Douglas Paloschi.