El Caudillo é lançado hoje (13/2) em Teresina

A Editora Aquariana e o PDT do Piauí convidam para o lançamento do o livro “EL CAUDILLO – Leonel Brizola – Um perfil biográfico”, do jornalista FC Leite Filho, no dia 13/02, uma sexta-feira, a partir das 17:00 hs., na Assembléia Legislativa, rua Marechal Castello Branco, fone: 3216-4474.

O livro já lançado em Porto Alegre, Rio Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza, chega agora a Teresina, já na sua segunda reimpressão. São 544 páginas e três galerias de fotos, a partir de farta documentação e de depoimentos de 50 testemunhos, abordando o itinerário político de Leonel de Moura Brizola, desde sua militância na juventude.

Por mais de 50 anos, Leonel Brizola sacudiu a política brasileira com um feitio ousado e desafiador. Aos 37 anos, surpreende os Estados Unidos desapropriando uma de suas empresas, em Porto Alegre , e aos 39, enfrenta e vence o Exército, que vetara a posse do Vice-Presidente João Goulart. Tudo a partir de sua mensagem incandescente e uma noção de estratégia só comparável aos grandes generais da história. Foi também um político de grande votação e um gestor arguto que introduziu o moderno planejamento na administração pública brasileira, quando revolucionou a educação.
Por que ele não se elegeu Presidente, em 1989, quando já tinha dado a voltFCLeite Filho e Brizola, liderança do PDT na Câmara, em 2000a por cima da cassação e do exílio de 15 anos? É o que se propõe a relatar e avaliar aqui o repórter e analista político FC Leite Filho, que conheceu Brizola em Lisboa, dias antes da anistia, em 1979, quando com ele entabulou uma longa convivência que, nos últimos tempos, se tornou quase diária. É desta aproximação e da farta documentação que reuniu , que o autor tenta enfocar os altos e baixos do último dos grandes caudilhos sul-americanos.

Diz o prefácio do jornalista e ex-deputado Neiva Moreira, de 90 anos, secretário-geral da Frente Parlamentar Nacionalista (1964) e um dos braços-direitos de Brizola:
“Aqui se retrata a longa e acidentada ação política e social e os pequenos e grandes fatos da vida deste brasileiro, com quem convivi por mais de 40 anos, tanto nos momentos de glória como nos de opróbrio.” O livro tem o formato de 16 X 23, com 544 páginas e custará R$ 59,00.

Sobre o autor: Francisco das Chagas Leite Filho, repórter e analista político, nasceu em Sobral – Ceará, em 1947. Lá fez seus primeiros estudos e começou no jornalismo, através do rádio, aos 14 anos. Aos 18, seguiu para Fortaleza, onde, também atuando no radiojornalismo, terminou o segundo grau e fez o primeiro ano de jornalismo na Universidade Federal do Ceará – UFC. Mudou-se em seguida para Brasília. Aí residindo, desde 1968, e onde terminou seu curso na UnB, em 1970, militou nos principais jornais – Correio Braziliense, Diário Popular (SP), Estado de Minas, Jornal do Brasil, Correio do Povo(RS), O Globo e Folha de S. Paulo. Começou na reportagem de cidade, depois cobriu Educação, de onde foi deslocado, em 1974, para a cobertura do Congresso e Poder Executivo. Entre 1977-78, atuou como correspondente do Correio Braziliense, em Londres. Daí para cá, vem alternando sua atuação na mídia pública e privada, sendo atualmente analista político e assessor de imprensa na Liderança do PDT, Câmara dos Deputados. Desde 2007, edita o blog Cefá na Política.

a Legislativa, rua Marechal Castello Branco