Edivaldo Holanda entrega Centro-Dia Infantil para atendimento de crianças com deficiências


Ascom Prefeitura de São Luís (MA)
28/02/2018

O prefeito Edivaldo Holanda (PDT-MA) entregou, na semana passada, o mais novo Centro-Dia Infantil, um serviço especializado da Assistência Social para Pessoas com Deficiência. Voltado para o atendimento de crianças de 0 a 6 anos, a intituição tem capacidade para atender até 150 pessoas pacientes, com assistência prioritária aos pequeninos nascidos com microcefalia, autismo e outras deficiências.

O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, composto de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da competência da Assistência Social, além de cuidados e auxiliares de cuidadores. A coordenadora geral dos Serviços especializados às famílias e Indivíduos do MDS, Ana Luiza Coelho, destacou a importância da iniciativa como política social de estado.

“ O Centro-Dia é uma grande conquista na nossa política de Assistência Social voltada às crianças com microcefalia e outras deficiências. O poder público precisava intervir de forma urgente na proteção a essas pessoas, principalmente em favor das crianças com microcefalia, tendo em vista o número expressivo de abandono de crianças com essa deficiência”, afirma Ana Luiza.

Destacando o pioneirismo da ação executada pela prefeitura de São Luís, o prefeito Edivaldo reconhece o grande passo tomado. “A ação se configura como uma das mais importantes ações de inclusão social e de fortalecimento de vínculos familiares da nossa gestão, pois sabemos o quão prioritário é garantir a essas crianças e suas famílias a proteção social especial que necessitam, assim como também proporcionar-lhes o suporte necessário nos cuidados que precisam ter com suas crianças acometidas pela microcefalia e outras deficiências”.

A dona de casa Dalena Jara Cutrim, 23 anos, mãe do pequeno Gabriel, 2 anos, uma das crianças com microcefalia atendida pelo Centro-Dia Infantil, expressa sua gratidão pelo projeto. ” Ter um espaço como esse será de extrema importância para todos nós que temos filhos com deficiência. Temos muito a aprender sobre a microcefalia e também sobre como cuidar de nossos filhos com esses problemas. Somos muitos gratos por contar com esse serviço em nossa cidade”, relatou ela.

O equipamento social é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Luís, Governo do Estado e o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, que mantém o Centro Educacional e Social São José Operário, onde funcional o Centro-Dia e o Centro-Dia Infantil, na Cidade Operária.